Voltando com mais um post cinematográfico ... agora que minha vida está voltando no eixo, Hamdullellah - a greve terminou e to trabalhando ... continuo aproveitando meu tempo livre pra ler ou assistir filmes coisas que sempre gostei de fazer.
Pois bem ...decidi hoje assistir uma indicação - que li a uns meses atrás no Blog da Marina Faleiros (http://www.egitoebrasil.com ) e que também li sobre em algum outro lugar! O nome do filme que é um daqueles enlatados americanos ( o que já me deixou com o pé atrás - porque não é muito bem o que me atraí) é Body of Lies, em português Rede de Mentiras - lançado em 2008 - com Leonardo DiCaprio e Russel Crowe - mais um da leva da paranóia sobre o terrorismo.
Quando comecei a assistir ...tive a sensação de estar cometendo um engano! rs
Parei e pensei ...porque será mesmo que estou assistindo esse filme, não é possível - não vou conseguir ver até o final essa "neurose" norte-americana sobre terrorismo, sobre o oriente médio e sobre o islamismo - de novo - não é possível - pois bem ...insisti mais um pouco e segui adiante com o filme.
É um filme cheio de ação, que vai te prender e deixar até tenso ... cheio de explosões, sangue e etc ... e apesar de não meter o dedo na ferida e ainda mostrar obviamente aquela idéia de que os Estados Unidos são o xerife do mundo - sutilmente o filme vai deixando outros recados - que eu não sei se ficam claros pra todos.
O filme é baseado em um livro romanceado de mesmo nome, do autor David Ignatius, jornalista que cobriu a Cia e as ações no Oriente Médio durante 10 anos para o Wall Street Journal. O livro foi parar nas mãos do cineasta Ridley Scott, antes mesmo de ser lançado e assim deu origem ao filme - que mostra a trama de 2 homens que lutam contra o mesmo ponto, mas que possuem visões bem diferentes para alcançar seu objetivo e por isso mesmo hora ou outra iriam entrar em conflito.
O ponto positivo é mostrar que há diferenças entre o que está escrito e o que prega a religião Islâmica e o que "Fundamentalistas" reproduzem e dizem fazer em nome de Deus e da religião - quando na verdade parecem o fazer por conta de interesses próprios e políticos, pelo poder. Mostrar apesar de que acho que foi bem superficial, como as pessoas que estão nestes países sofrem e sofreram com as guerras, e ainda de que um ocidental pode sim gostar do modo de vida islâmico e gostar de viver lá e de que tecnologia não é tudo, ainda há outras estratégias que podem ser bem eficientes.
Ainda sim pra mim é um filme duvidoso ... que apesar de querer mostrar um outro lado sutilmente, ou os 2 lados, ou quantos lados isso possa ter - acaba mesmo é reproduzindo - aquele discurso norte-americano batido - sobre terrorismo, sobre o Islam, etc ...
Enfim ...não é o tipo de filme que se aprofunda muito nestas questões de religião, cultura, política pra você filosofar e se questionar - só te da um panorama, muita ação ...pra você não piscar e não ter tempo de pensar - senão você vai perder a próxima cena ... mas ainda sim com certas ressalvas, um filme que talvez pra quem seja sensível a causa (sendo mulçumano ou não) - talvez possa despertar outras percepções ...
Já que sou uma pessoa bem moderada ... Meu conselho é ...assista e tire suas próprias conclusões!
Salam !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário