Isso me faz constatar de como as pessoas aqui se conhecem pouco, ou me conhecem pouco a ponto de não perceber que minha vida não mudou do dia pra noite, mas ao longo dos anos e que eu - mesmo vivendo no Brasil - tenho uma familia nem um pouco comum pros padrões: Um pai com mais de 60 anos, que não fuma, não bebe uma gota de alcool, é vegetariano e corredor nas horas livres alem de aposentado ... minha mae por sua vez vive mais no mundo espiritual do que no terreno - ambos são de poucos amigos, de uma vida mais reclusa e familiar ...saem quase nunca e viajam nunca! rs Eles não são muçulmanos, mas essa é a vida que eles tem aqui e por sequência nos ultimos anos eu também.
Eu não sei porque fui buscar alguém tão longe ...havia de ser e aconteceu desse jeito e não me importa a nacionalidade, me importa o sentimento correspondido, o cuidado - as diferencas sempre existem e estão ai pra ser vividas, compartilhadas e superadas - sempre com amor.
Não posso dizer por todas as famílias no Egito, mas posso dizer pela minha família lá ...eles me lembram tudo que vivi desde a minha infância, os cheiros, a disposicão dos móveis, as relações familiares ...tudo me remetem a vida em família com a parte Italiana da família com que cresci ... poucos na verdade são capazes de perceber o reencontro com meu passado que vivi - porque tudo isso me trouxe de volta a minha relação com os meus avós, tias .. o modo como elas nos criaram ... tudo, tudo ...numa nova roupagem estava ali ...e eu agora mais velha e capaz de compreender ...fiz as pazes com meu passado e com coisas que lá trás eu não entendia, mas sempre foram parte de mim.
Mas esse post é pra falar de algo mais geral ...justamente quando as pessoas se espantam aqui com as diferenças ou com as mudanças ..eu percebo quão desagregada é a nossa vida aqui ... solitária e individual!
Não se senta juntos pra compartilhar as refeições, se visita bem pouco aos outros, se senta pouco pra conversar, os vizinhos são praticamente estranhos e a solidariedade é vazia!!!
Não acho que a vida de todo mundo no Brasil ou no Ocidente seja assim, nos suburbios ela é e parece bem diferente ...são mundos diferentes em um mundo só!!!
O que eu AMO no Egito é isso ... embora a privacidade seja quase nula, porque em família e familia mesmo (tios, tias, primas, primos e por ai vai ) se discute tudo inclusive a sua vida pessoal, sinto um carinho e um acolhimento, uma proteção que dificilmente encontro aqui. As pessoas ainda se sentam, conversam, se cuidam e se interessam ..as vezes até demais ...os amigos, são amigos mesmo - pra toda hora - se cuidam e cuidam de você como da família deles ... As brigas e desentendimentos existem, e eles brigam, gritam, falam alto ...mas com o tempo volta tudo ao normal. Os vizinhos se conhecem pelo nome, frequentam as casas e contam um com o outro.
Materialmente minha vida lá e bem pior do que aqui: Poeira, trânsito, congestionameno, transporte público, lixo nas ruas, meus banhos de água fria, a fumaça sufocante dos cigarros ... bem diferentes de todo o conforto que encontro aqui - mas lá eu encontro o conforto maior das relações humanas, de amar e ser amada do jeito simples: com as mulheres da familia me beijando, ou desejando as boas coisas que elas desejam pra minha vida, dos pequenos gestos e presentes, de me esconder das visitas invejosas, me proteger desse ou daquele jeito, de se esforçarem pra conversar falando só arabe ou uma ou outra palavra em ingles, da paciencia em me ensinar a contar ou a cozinhar, da vontade de me fazer feliz, das lágrimas que vi rolar pelos seus rostos quando tive que deixa-los lá pra voltar ... É tudo isso que eu Amo lá ...a Humanidade que eles ainda conservam - e que é capaz de te curar e acolher ..ainda que você esteja triste, que você esteja com saudade !!!
Eu gosto daqui, mas aprendi a gostar mais de lá - porque pra mim são estas as coisas que fazem a diferença - o que eu desejo é um dia poder voltar pra ficar !!!! Inchallah :))))
que lindo Vanis...
ResponderExcluiracho magico como as coisas aconteceram na sua vida
..
foi guiada mesmo
<3
Salam, sister! Saudades de vc! Não sabia que havia casado. Mash´Allah!
ResponderExcluirQue Allah possa dar vida longa e próspera ao casal!
Não se esqueça de visitar o meu blog quando puder.
Também penso a mesma coisa sobre o Egito...
Muita paz sempre!