Este post pode parecer um tanto quanto sombrio ou estranho, este é um assunto que me incomoda, e eu tenho medo sim de morrer ...é algo que espero superar no tempo que ainda tenho de vida, mas escolhi falar disso - porque foi a primeira coisa que vivi no Egito este ano, e recentemente tive amigas que perderam seus pais e o que me fez novamente voltar a pensar sobre isso.
Eu cheguei numa noite, segurei a mão dela - ouvi ela me dizer palavras em árabe que nunca vou saber, mas sei que ela já estava partindo e na manhã seguinte ela se foi. Com um suspiro e a vida cessou!
Conheci pouco da avó do meu marido, mas o suficiente e tive a felicidade de chegar ao Egito antes de vê-la partir! Tudo que vivi, me levou a esse post - um assunto difícil, mas que não pode ser evitado, porque isso é certo para todos nós sem excessão.
Não foi fácil viver isso, porque eu não sabia o que fazer, ou como agir ...e peço perdão a Allah pela minha ignorância e peço a ele que me fortaleça nessa e na outra vida - e a todos nós!!!
Como o Brasil é um país de maioria cristã e os funerais e enterros aqui seguem outras regras ... considero postar isso útil e informativo aos muçulmanos que vivem aqui ou as famílias dos revertidos, que em maioria não tem consciência dessa informação!
As informações foram retiradas do site: http:// www.religiaodedeus.net/ regras_do_funeral.htm
e do grupo do Facebook: https://www.facebook.com/groups/359411937412968/
Islam Dúvidas, Perguntas e Respostas.
Abaixo seguem fotos de como deve ser um funeral islâmico.
Eu cheguei numa noite, segurei a mão dela - ouvi ela me dizer palavras em árabe que nunca vou saber, mas sei que ela já estava partindo e na manhã seguinte ela se foi. Com um suspiro e a vida cessou!
Conheci pouco da avó do meu marido, mas o suficiente e tive a felicidade de chegar ao Egito antes de vê-la partir! Tudo que vivi, me levou a esse post - um assunto difícil, mas que não pode ser evitado, porque isso é certo para todos nós sem excessão.
Não foi fácil viver isso, porque eu não sabia o que fazer, ou como agir ...e peço perdão a Allah pela minha ignorância e peço a ele que me fortaleça nessa e na outra vida - e a todos nós!!!
Como o Brasil é um país de maioria cristã e os funerais e enterros aqui seguem outras regras ... considero postar isso útil e informativo aos muçulmanos que vivem aqui ou as famílias dos revertidos, que em maioria não tem consciência dessa informação!
As informações foram retiradas do site: http://
e do grupo do Facebook: https://www.facebook.com/groups/359411937412968/
Islam Dúvidas, Perguntas e Respostas.
Regras do Funeral Islâmico
I - O Moribundo Muçulmano
Pergunta: O que devemos fazer pela pessoa na hora da sua morte?
Resposta:
1)- Voltá-la de maneira que o rosto fique na direção da Caaba em Mecca. Isto pode ser feito de um dos dois modos: ou é colocado sobre o seu lado direito com o rosto virado para a Caaba, que é o melhor; ou a pessoa está na cama, de costas, com os pés na direção da Caaba, e à sua cabeça levantada, ligeiramente, de modo que o rosto esteja na direção da Caaba.
2)- Ela estará pronta para dizer a profissão da Fé, conforme alguém a ditar em voz alta, de modo que ele possa ouvir: "Não há outra divindade senão Deus, e Muhammad é Profeta de Deus". Isto será dito gentilmente em tom calmante de tal maneira que, "Não há outra divindade senão Deus", podem ser as últimas palavras, mas não serão repetidas no caso de a pessoa moribunda estar perturbada.
3)- Que um membro familiar do moribundo, de quem ele mais goste, que possa ser o mais carinhoso para com ele, e seja o mais temeroso de Deus, esteja ao seu lado para ajudá-lo a voltar os seus pensamentos para Deus, o Exaltado, e para lembrar-lhe que se arrependa dos seus pecados e faça as suas últimas disposição testamentárias.
4)- A mulher menstruada, a mulher no período de quarenta dias após o parto, pessoas no estado da maior Impureza ritual, e todas as coisas repugnantes aos anjos, tais como instrumentos musicais e outros meios de divertimento, serão afastadas da pessoa moribunda, e nenhuma substância de cheiro extravagante pode ser colocada perto dela.
5)- Muitas orações, não só a favor da pessoa moribunda mas, também das presentes, serão oferecidas, o al-Qur´an, em especial o capitulo Yássin , será recitado embora o recitador deva declamar de modo quase inaudível de maneira a não perturbar o moribundo. Contudo, logo que ele morra, toda a recitação cessará na sua presença, desde que não haja confirmação de alguma prática semelhante na "Sunnah"(os relatos e os ditos do Profeta), nem os primitivos Muçulmanos tenham feito isto.
6)- Recomenda-se que todo aquele que esteja com a pessoa moribunda deverá ajudá-la a voltar os seus pensamentos para Deus, o Exaltado, e para as boas ações que ele tenha efetuado durante a sua vida de maneira que ele possa antecipar o favor do seu Senhor, grande seja a Sua majestade; pois que Deus, o Abençoado e Exaltado, tem dito, de acordo com a sagrada tradição: "Eu sou como o meu servidor espera encontrar-Me".
Pergunta: O que será feito ao falecido depois da sua morte haver sido confirmada, e antes de ser lavado?
Resposta:
II - A Lavagem do Morto
Pergunta: Qual é a disposição regulamentar sobre a lavagem do finado?
Resposta:
A Lavagem do defunto Muçulmano é uma obrigação religiosa, por consenso da opinião Islâmica, e a exceção desta obrigação é um compromisso coletivo, isto é, desde que alguém a executa, os outros estão isentos.
Pergunta: Quais são os requisitos que a pessoa escolhida deve preencher para poder lavar o morto Muçulmano?
Resposta:
Pergunta: A quem deve ser confiada a lavagem?
Resposta:
Pergunta: Que morto deve ser lavado?
Resposta:
Pergunta: Qual é a disposição regulamentar sobre a lavagem de um peregrino a Mecca, que está num estado de ritual consagração?
Resposta:
Um peregrino morto é lavado com água, mas nenhum odorífero será trazido para próximo dele, nem a sua cabeça será coberta, porque no Dia da Ressurreição ele será ressuscitado como um peregrino.
Pergunta: Qual é a disposição regulamentar sobre a lavagem de que é martirizado na batalha do Islam?
Resposta:
Um mártir da guerra não é lavado, as suas armas, o seu cinturão, e tudo, exceto as suas roupas, é removido, e ele é então enterrado com o seu vestuário dentro do qual ele foi morto. Não é injúria amortalhá-lo sem as suas vestes, mas é melhor não as remover. Também nenhuma oração fúnebre é efetuada sobre o corpo do morto na guerra; é enterrado sem oração, tal como foi ordenado pelo Profeta -- segundo a tradição de Jabir, na qual está relatado que o Profeta mandou que fossem enterrados os mártires da batalha deUhud , todos manchados de sangue como estavam, e ele não os tinha lavado, nem rezado sobre eles. (Relatado por al-Bukhari e Muslim)
Pergunta: Como é lavado o defunto?
Resposta:
III - O Amortalhar do Morto
Pergunta: O que é a regra sobre o amortalhamento do morto?
Resposta:
O amortalhar do morto Muçulmano, outro que não seja um mártir caído numa batalha, é um dever religioso pelo consenso de opinião Islâmica, e a execução deste dever é uma obrigação coletiva: desde que alguém a executa, os restantes estão isentos. As despesas do amortalhamento do falecido, de preparação para o enterramento e o enterro devem ser pagas dos bens privados sobre os quais ninguém tenha alguma reivindicação. Se o falecido não tem bens com que possa pagar estas despesas, a sua mortalha pode ser custeada por quem o tinha sustentado enquanto ele foi vivo. Se que o sustentou não pode prover a esta despesa, a mortalha é paga da Tesouraria Pública Muçulmana, e falhando isto a responsabilidade transfere-se para aqueles Muçulmanos que coletivamente possam prover o amortalhamento, a preparação para o enterramento, e as despesas do enterro do finado.
Pergunta: Como é a mortalha do homem?
Resposta:
Um homem é amortalhado em três lençóis brancos lisos; nenhum dessas três peças poderá ser uma camisa ou um turbante. O amortalhamento também pode ser feito com dois lençóis somente, e o mínimo número de lençóis que bastará para o amortalhamento é de um, sob condição de que ele cubra o corpo por completo.
Pergunta: Como é o mortalha de uma criança?
Resposta:
Uma criança é amortalhada em um lençol; todavia, não há objeção em que se faça o amortalhamento dela com três.
Pergunta: Como é o homem amortalhado?
Resposta:
Se os mortos são muitos, e não há bastante mortalhas, então dois ou três homens podem ser amortalhados numa única mortalha e enterrados numa só sepultura, como foi feito com os mártires mortos na batalha de Uhud -- possa Deus estar satisfeito com eles.
Pergunta: Como é o mortalha de uma mulher?
Resposta:
Uma mulher é amortalhada com cinco peças brancas de roupa, que são: "Orni, Camíse, Sinaband, Izar e Lifafah". Se isto não for acessível, ela pode ser amortalhada com tudo o que basta para cobrir o seu corpo, conforme foi descrito para o amortalhamento do homem.
Pergunta: Como é uma mulher amortalhada?
Resposta:
IV - A Oração do Funeral
Pergunta: Qual é a disposição regulamentar sobre a oração do funeral?
Resposta:
O desempenho da oração do funeral é um dever religioso, pelo consenso de opinião Islâmica. É uma obrigação coletiva, enquanto for executada por um Muçulmano, os restantes estão isentos.
Pergunta: Quem é o mais apto para levar a cabo a oração do funeral sobre o defunto?
Resposta:
A pessoa mais apta para orar sobre o defunto é quem quer que o próprio falecido escolhera, desde que ele não seja imoral ou um herético. Depois disso, por ordem ou preferência: o dirigente ou seu delegado, a seguir o pai do defunto, o seu avó, ou o seu bisavó, depois o filho do falecido, seu neto ou bisneto, depois destes o mais íntimo parente entre os seus agnados.
Pergunta: Descreve a oração do funeral.
Resposta:
Pergunta: Se alguém, desejando juntar-se à oração, está atrasado, e falhou um ou mais "Allah Akbar", que fará ele?
Resposta:
Junta-se ao grupo que reza seguindo o Imam, e quando este termina com as palavras "Assalamu Alaikum", ele completa a sua oração recitando as secções que falhou, de acordo com a descrição acima.
Pergunta: Que oração será empregada se o finado é uma criança?
Resposta:
A oração de uma criança é a mesma que para um homem, excetuando que, depois do terceiro "Allah Akbar", em vez de rogar o perdão de Deus para o defunto, é dita a seguinte oração: "Ó Deus, fá-lo um precursor para ir à frente dos seus pais, e torna-o numa recompensa e num tesouro acumulados para eles".
O Transporte do Caixão Fúnebre
Pergunta: De que maneira deverá ser realizado o cortejo fúnebre?
Resposta:
O cortejo fúnebre deve prosseguir rapidamente, visto que o Profeta, as graças de Divinas e a paz estejam com ele, disse: "Levai o falecido imediatamente, porque se ele foi um bom homem, então vós estais a tomar-lhe as boas coisas, e se ele não foi, então vós diminuireis o infortúnio de vossos ombros tão logo que for possível". ( Al-Bukhari e Muslim)
Pergunta: Qual é o preceito regulamentar sobre o modo como deve ser seguido o caixão fúnebre?
Respostas:
O seguimento do caixão fúnebre é uma prática certificada na Sunnah do Profeta, e pode ser feita de uma das três maneiras:
1ª.) Reza-se perante o caixão com o defunto(oração fúnebre), e depois aquele que queira pode retirar-se.
2ª.) O caixão fúnebre é seguido para a cova, e os que estão presentes aguardam até que o defunto tenha sido enterrado, e então partem.
3ª.) Aqueles que estão presentes esperam depois do enterro, e rezam pelas graças de Deus para o finado, e rogam-Lhe que o Fortaleça na sua fé, e oram por clemência para a sua alma. Esta é a maneira que será a mais recompensada por Deus.
pergunta: De que maneira deve conduzir-se o acompanhante do caixão fúnebre?
Resposta:
VI - O Enterro
Pergunta: Qual é a sepultura adequada?
Resposta:
Pergunta: Como é o defunto enterrado na cova?
Resposta:
Pergunta: O que é feito na sepultura depois do enterro?
Resposta:
Pergunta: Qual é a disposição sobre a visita às sepulturas?
Resposta:
A visita das sepulturas é louvável para os homens, visto que há tradição do Profeta que ordena a visita das sepulturas porque isso faz a pessoa pensar do Futuro (da outra vida). Mas é repreensível para as mulheres que visitem as sepulturas por causa de tradição acima mencionada.
É louvável que o visitante de sepultura diga: " A paz esteja convosco, ó crentes e Muçulmanos que morais aqui; nós estaremos, se Deus quiser, reunidos convosco. Rogamos a Deus a nós e a vós conceda bem-estar". É também recomendado orar pelo perdão e clemência para os mortos.
Contudo é absolutamente proibido desejar que o morto responda às orações de alguém, ou invocar o seu auxílio, ou solicitar a intercessão, acariciar o túmulo com as suas mãos, andando à volta dele, e similares práticas supersticiosas também são proibidas; todas estas ações são abomináveis e heréticas, as quais conduzem à idolatria e à negação da absoluta unidade de Deus, qual é a crença que Deus enviou aos Seus Profetas e Apóstolos para anunciarem, sobre eles estejam bênçãos e paz.
Pergunta: qual é a disposição regulamentar sobre o oferecimento de condolências ao desolado Muçulmano?
Resposta:
De acordo com a Sunnah, as condolências são dadas aos familiares enlutados dentro de três dias e três noites depois do falecimento. A fórmula usada é "Possa Deus dar-vos recompensa abundante e grande consolo, e concessão de perdão para o defunto", para a qual a resposta é " Que Deus ouça a vossa oração, e tenha piedade de nós e de vós".
Pergunta: Qual é a regra sobre as práticas comuns do arranjo da celebração fúnebre e os atos especiais da reunião para o luto?
Resposta:
Os costumes comuns da realização da reunião, durante a qual o al-Qur´an é recitado nas três noites a seguir à morte, e do arranjo da celebração do luto e reuniões especiais no dia da morte, ou no terceiro dia depois dela, ou no no aniversário da morte, são todos abominável e práticas heréticas que o povo tem introduzido, e não têm qualquer base no al-Qur´an, na Sunnah, ou nas práticas dos primitivos Muçulmanos, possa Deus, o Louvado, ter clemência sobre eles. (Evidentemente que não é proibido rezar, todos os dias, pela alma dos seus parentes falecidos, de modo simples, sem reuniões ou celebrações aparatosas...)
A terminar, nós rogamos a Deus, o Beneficente e o Sublime, que nos fortaleça na vida deste mundo e na do Outro, guiados pela Sua Imutável Palavra, e que nos traga para vida, e nos leve novamente para Ele, com a fé do Islam e da Sunnah, alistando-nos entre os números dos Seus piedosos adoradores. Ele é o Ouvinte e Respondedor de todas as orações.
Tradução e acomodação de:
M. Yussuf M. Adamgy
e Muhammad 'Aly
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