Powered By Blogger

quarta-feira, 18 de abril de 2012

AL Azhar


Nao sei se ja falei sobre isso no Blog, mas meu interesse pelo Islam começou com a primeira viagem que fiz ao Egito em 2010. Fui a turismo e não estava pensando nisso e provavelmente tinha a mesma ideia superficial ou midiática que a maioria das pessoas, pelo menos aqui no Brasil tem.
Mas de alguma forma, minha atenção foi capturada e realmente eu ouvi um chamado - que fez eu abrir meu coração e simplesmente buscar e ao longo desse tempo - os amigos, conhecidos ou pessoas do Egito e daqui estiveram na minha vida falando do Islam - bem ou mal e tudo isso me levou pra minha escolha, que foi sendo pensada aos poucos.
Em Agosto do Ano passado, junto com o primeiro dia do Ramadan eu fiz a minha shahada - ali eu já estava convencida - mas de lá pra ca muito mais coisa amadureceu.
Poder fazer a Shahada em Al Azhar pra mim foi muito mais que um privilegio, nao sei como descrever ... penso que muitas pessoas que pensam em se converter ao Islam gostariam de viver isso.
Eu estava um pouco nervosa, porque era o segundo dia que eu viajei pro Cairo ...no dia anterior perdi a viagem, porque era sabado e eles fecham as sextas e aos sabados ...entao voltei no domingo e o horario de atendimento e das 9 am as 13 PM ... Tive de viajar de Tanta pro Cairo e foi bem puxdo ...acordei cedinho antes das 7 am e peguei um congestionamento monstro saindo de Tanta ...so por Allah mesmo eu cheguei la a tempo, porque eu achei que ia perder a viagem de novo.
Pra quem e estrangeiro a conversao deve ser feita em Al Azhar neste endereco:

 Mashyakhit Al Azhar - Salah Salem Road - 
e do lado o Parque Al Azhar na area da Citadela no Cairo Antigo.

Eu ja fui de Hijab e com a roupa fechada ....mas vi mulheres que fizeram a Shahad sem o veu ...mas a maioria vai de hijab e com roupas fechadas. Fora isso 3 fotos 3X4 , seu passaporte e 2 testemunhas - o Ahmed foi uma delas (ainda nao estávamos casados), mas la eles mesmos assinam como a segunda testemunha. Voce nao precisa pagar nada ...

Entra numa sala grande ...e la havia um Sheikh com outros homens discutindo algumas coisas numa mesa ...e muitos estrangeiros: um Americano, uma Russa, uma moca da Croacia, muitos Filipinos, uma Mexicana, e eu Brazuca ...ai eles colocaram todo mundo sentado em círculo e ai o Sheikh veio e sentou e comecou a falar com a gente ...todo mundo junto em ingles...  - De que daquele momento em diante, nos eramos como os anjos - tudo o que tivessemos feito de ruim e de errado ..estava apagado, perdoado e que daquele momento em diante teriamos uma nova vida.!!!

Nao lembro palavra por palavra .... porque eu estava emocionada e ansiosa ao mesmo tempo ...esse texto ou conversa e um modelo q eles seguem pra falar com todo mundo, mas e bonito e emociona ... Eles dizem que fomos escolhidos por Allah, e fomos guiados unica e exclusivamente por ele ate aquele momento, porque nascemos em paises nao muculmanos e de uma forma ou de outra fomos trazidos para a fé islamica.

Depois disso ele diz que vai fazer a Shahada ou profissao de fe de todo muculmano e comeca dizer em arabe e nos repitimos as palavras. E tudo muito rapido e um pouco mecanico, pq imaginem ...eles fazem isso todos os dias e tem sempre gente procurando, mas acho que particularmente pra cada um é emocionante!

Depois voce tem que preencher uns formularios e o Ahmed preencheu pra mim em arabe e em ingles ...e eu nao quis mudar meu nome ...isso voce pode escolher na hora ...meu nome nao e cristao e e o nome que minha mae me deu no nascimento entao mantive.

Voltei no dia seguinte pra pegar meus certificados e lá estava a fila de novo, de pessoas pra fazer a reversão. Me pergunto quantas pessoas por dia, se revertem lá - mas não deve ser pouca coisa não.

Esqueci de comentar que no dia da minha Shahada havia lá um egípcio que viveu aqui no Brasil e que conhecia a mesquita de Barretos e conhecia todo mundo de lá ...O mundo é muito pequeno ...e ele me deu de presente aquela versão em portugues do Alcorão que a Fambras distribuí aqui no Brasil.

Presentes ganhei vários depois da reversão ... Um outro Alcorão em árabe da Magda, mãe de amigos do meu marido, um de bolso do meu marido, um enorme dentro de uma caixa de madeira com o nome de Deus bem grande da Dalia (irmã do Osama), da Nada e da família dela um colarzinho com o nome de Allah em pingente prata, roupas pra rezar da família do meu marido e dele, os tapetes de oração, subha trazidas de Meka pelo meu cunhado e pela tia do meu marido, uma outra da Nane ...Hijabs da Rana e da Rehab ... enfim , se faltou o nome de alguem aqui com certeza, nao faltou dentro do meu coração. Falei desses presentes, porque me senti mimada e cuidada , acolhida em minha fé e Feliz por eles partilharem isso comigo e quererem me incentivar ainda mais.

Um dos medos que eu tinha e que me falavam que iria acontecer é que as pessoas lá nunca iriam me aceitar como muçulmana, por eu ser estrangeira e ser brasileira - hoje eu posso dizer que isso é coisa de gente sem conhecimento algum, porque ao contrário  fui aceita SIM e eles se orgulhavam, como devem se orgulhar de toda pessoa que nasce numa país nao Islâmico e se conduz para fé. Fui cuidada, fui ensinada e uma das grandes alegrias que tive é poder rezar ... rezar com a Nada, com o meu marido, ou com as mulheres da casa.

Eu sou um bebê nesse novo caminho, mas sou paciente e ainda tenho um bom pedaço de vida para aprender e o que eu gostaria que as pessoas entendessem é que embora o caminho que eu escolhi seja diferente, bem diferente da vida que se leva aqui ...não é diferente da vida que eu já levava com a minha família ( e eles não são muçulmanos) - Eu não quero impor nada a ninguém, e respeito o ponto de cada um. Sim eu mudei, e estou feliz com esta escolha - porque nela eu encontrei a felicidade que não encontrei em outra crença, em bens materiais, ou em passatempos e hobbys.



2 comentários:

  1. Deve ser mesmo emocionante :) Fico feliz em ver que você está feliz. Eu decidi me converter, por fé mesmo... É bom sentir que você não tá sozinho no mundo :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Dani você fez a Shahada aí na sua cidade ? Bjs

    ResponderExcluir