Powered By Blogger

quarta-feira, 18 de abril de 2012

E por quê o Hijab ??? !!!!


E por quê o Hijab ??? !!!!



Para aqueles que pensam que o Hijab é só um pedaço de pano tampando os cabelos, ele não é apenas isso. Também não é apenas se vestir com roupas fechadas e de forma modesta, o hijab está no coração, na conduta da mulher muçulmana.
Não quero discutir aqui os outros mas quero falar de mim!

As pessoas me perguntam:- Você está usando o véu porque se casou, mas aqui no Brasil precisa usar, você vai ter que usar pra sempre ...e por aí vai. Eu pensei e ponderei muito antes de optar por usar, tive medo de ser discriminada aqui, medo de ser discriminada na Europa durante a viagem - medo de como as pessoas iriam me tratar ou reagir, da reação da minha família e dos meus colegas de trabalho.

Meu marido apesar de tradicional é bem compreensivo ...ele sempre me disse: " - Não sou eu que vou pedir pra você usar no Brasil, você tem que fazer o que sentir no coração, tem que estar convicta da sua opção e escolher aquilo que é melhor pra você, afinal não é entre você e eu, ou entre você e as outras pessoas - é entre você e Deus.

Ponderei demais e cheguei a conclusão de que precisava usar ainda que não fosse fácil se expor, porque aqui - apesar de estar coberta, eu acabo me expondo e chamando atenção por ser diferente, mas decidi correr esse risco.

Moro em uma cidade do interior, que de pequena não tem nada! Ribeirão Preto tem quase 1 milhão de habitantes, mas tem um pensamento classista e de cidade interiorana, as pessoas aqui são em parte resistentes ou ignorantes ao que é diferente - seja qual for a diferença e reagem sempre como se estivessem vendo um animal no zoologico, ou no picadeiro ...Olham, param, olham de novo e sabe se lá o que pensam.

Temos aqui a presença de famílias árabes, em especial Sírio- Libaneses ... Muçulmanos - sei de ouvir falar de um ali e outro aqui ...mas eu nunca os vejo, os que via se tornaram meus amigos e foram eles que me ajudaram a chegar até aqui, mas hoje estão em Barretos - Patrícia e Noredinne.

Não...nós não temos uma Mesquita aqui e nem mesmo uma Mussala ... Eu rezo em casa, sempre sozinha no meu quarto - mas sempre que posso vou até Barretos na Mesquita ...sim esta e a de Colina, são as mais próximas daqui.

O que eu senti é que mesmo tendo me revertido, mas não usando o véu - embora muita coisa ou tudo havia mudado por dentro, as pessoas não percebeiam ou entendiam essa mudança, porque embora eu estivesse com roupas mais fechadas que as outras mulheres, eu não tinha algo que me identificasse como diferente delas. Era difícil entender que eu não bebo e nem faz sentido participar de comemorações regadas a cerveja e churrasco (coisa que nunca fui fã ainda mais com os anos de vegetarianismo), ou ir nos pubs de rock de antigamente, e não apenas isso ...


Desde que assumi a minha opção e acredito que a maioria passa por isso, sofri das reações mais diversas e eu não estava nem usando o véu. Descobri meus verdadeiros amigos, ou diria amigas e posso contar nos dedos quem são, porque elas me respeitaram e me aceitaram, enquanto a grande maioria julgou, criticou ... Nunca pedi que me entendessem, ou aceitassem , mas que respeitassem e houveram os que foram capazes, mas a grande maioria não. 


Optar por usar o Hijab agora me fortalece, porque sei que estou fazendo o certo e mais do que isso, estou mostrando a minha identidade pras pessoas - talvez vendo por fora a mudança seja mais fácil entender o que aconteceu por dentro. Estou criando a oportunidade de fazer as pessoas pensarem sobre o Islã, ou mesmo de ouvirem falar sobre isso a primeira vez.


A reação dos meus pais foi boa, dos colegas de trabalho também, dos clientes é variada ...mas me divirto. Alguns perguntam direto pra mim: Você é muçulmana? - mas a maioria procura meus colegas pra perguntar, porque estou usando o véu, se sou muçulmana, de que país eu vim, se sou brasileira, se sou árabe , e a mais improvável de todas se estou doente com cancer ...porque eles não são capazes de reconhecer um véu islâmico. Até gora tive um comentário negativo, de uma pessoa que não tem as faculdades mentais certas, mas ainda que tivesse e pensasse isso ...não importa o que as pessoas pensem de mim, importa a minha convicção e no que acredito!!! O que quero sempre fazer é poder agir ou reagir com paciência e amor e mostrar o que é o Islã que a maioria dos muçulmanos vive, que é uma religião de paz.


Eu não estou usando o véu porque casei, mas sim porque me reverti e acredito que esta seja a melhor forma de viver a minha opção e de mostrar ela aos outros. Não sou coitada e nem morro de calor, eu sou feliz por ter escolhido viver assim.









4 comentários:

  1. Olha que novidade bacana, você usando hijab :) Que bom que você não enfrentou problemas no trabalho!
    Eu estive mesmo pensando sobre o hijab e vejo que ele é mais uma identidade do que qqr outra coisa pra nós aqui no Brasil.
    Boa sorte!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Dani ... você sabe o quanto eu demorei pra tomar essa decisão, mas estou feliz - foi a melhor decisão que eu poderia ter tomado - ainda que a maioria das pessoas olhem pra mim, como se eu fosse de outro mundo! rs

      Excluir
  2. Sabe, eu fico me perguntando as vezes porque as pessoas acham que ao usar o hijab, levar um tipo de vida diferente da delas, estamos loucas, ou o nosso QI caiu pela metade, ou somos obrigadas por nossos habibis ou ainda o pior, somos mulheres submissas e oprimidas ou uma espécie de terroristas????
    Por que não podemos ver nossos direitos assegurados na nossa Carta Magna respeitados pelos cidadãos com quem convivemos???
    Por que o que é diferente assusta tanto, a ponto da pessoa preferir criticar a se informar????
    O fato é que eu, como você e como várias irmãs muçulmanas que optam pelo uso do hijab e ao invés de ceder a opinião alheia, preferimos respeitar as ordens de Allah e praticar o Islã e termos orgulho da nossa submissão a Deus.
    Eu até tenho paciência para explicar porque eu modifiquei meu modo de vida, de me vestir e porque é necessário o uso do véu islamico, mas desde que a pessoa faça uma abordagem respeitosa.
    Como você sabe, eu sou policial civil - escrivã de polícia - em São Paulo, mais precisamente no Capão Redondo, um bairro carente, mas onde as pessoas que comparecem no meu cartório, preferem perguntar de forma respeitosa para alimentar sua curiosidade e dessa forma acabo fazendo dawah e explicando a verdade do Islã e assim, a pessoa sai dali com uma outra visão e isso é ótimo.
    Dificil as vezes, é quando seus colegas de trabalho, pessoas que convivem com você diariamente, pessoas de um nivel de escolaridade maior, que você esperaria uma atitude mais madura, faz piadinhas com a sua opção.
    Eu me reverti em Novembro/2011 - Alhamdulillah e sou feliz com a minha opção. A mudança em meus hábitos vem de muito antes disso... meses antes... porque será que essas pessoas ainda não conseguem entender que eu não devo ser beijada, ou abraçada ou tocada quando sou cumprimentada??? porque essas pessoas ainda perguntam se eu não estou morrendo de calor???
    Bem, Eu só quis comentar sobre isso aqui, para que seus leitores entendam que isso é uma das melhores decisões que eu tomei na minha vida. Eu me sinto protegida e feliz com meu hijab e minhas roupas cobertinhas e larguinhas. Eu não me sinto oprimida e não fui obrigada a usar ou deixar de usar o hijab por meu habibi, porque no meu caso, na verdade, ainda somos noivos e para ele foi uma enorme surpresa quando ele me viu de hijab na camera a primeira vez - eu fiz surpresa... :)
    Eu tenho certeza que você se sente tão feliz e tão protegida quanto eu usando seu hijab... E que também não vai morrer de calor, e também não é careca e que sua pele e seu cabelo está bem melhor hoje do que quando eram expostos ao sol e poluição.
    Grande beijo flor e parabéns pela postagem... seu blog é lindo e já estou seguindo.
    Assalamu alaykum waramtullahi wabarakatuh!
    Que Allah nos facilite e nos agracie com a nossa opção religiosa e de vida e que um dia, o Islã seja uma religião tão respeitada quanto qualquer outra nos países ocidentais! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Rosa
      As piadas são constantes mesmo, mas eu não me ofenco ...tento levar na brincadeira ou responder alguma coisa sem ser agressiva e sempre respondo todas as perguntas que me fazem! Meus colegas de trabalho ...eu cheguei pra eles e disse ...esse e o ultimo dia que voces podem me cumprimentar com beijo, abraço , etc ...daqui pra frente me digam só: Oi, tudo bem ? O mais engraçado foram as mulheres me perguntando se elas podiam me abraçar e me beijar!
      Agora meu problema deve ser parecido com o seu ...não sei o que fazer com os clientes ...porque a desinformação é grande ...e eles insistem em me estender a mão! O que você faz? Diz que não pode? Pra pessoas estranhas ou conhecidas eu digo não posso, mas pros clientes fico numa saia justa ...pq não posso parecer grossa, ou sem educação porque é a imagem do Banco.
      Fiquei Feliz pela sua visita e pelo seu depoimento e apoio -que Allah nos facilite, nos proteja e nos encaminhe! Ameen

      Excluir