Powered By Blogger

domingo, 27 de maio de 2012

Koshari - Receita


Kushari, também koshary, kosheri ou koshari, (Árabe Egípcio: كشرى, [ˈkoʃæɾi]) é um prato Egípcio feito com arroz, lentilhas, grão de bico e macarrão. Sua cobertura é feita com molho de tomate, molho de alho e cebola frita.
Kushari é um prato vegetariano muito popular no Egito. É uma comida barata servida em barracas de beira de estrada ou em restaurantes em todo o país, sendo muito comum os restaurantes que servem apenas Kolshary, como: Abou Tarek, Khoshari al-Tahrir,etc. (fonte: wikipédia)

Receita


Vou postar uma receita de Koshari, não é extamente tradicional, porque segundo meu marido e minha sogra eu esqueci de fritar e colocar aquele macarrão cabelo de anjo na receita, e também não fiz o tal molho de alho, que a gente encontra nos restaurantes - mas enfim ...na verdade eu juntei 2 receitas que eu sabia e deu certo, pelo menos o sabor ficou igualzinho de lá e minha sogra elogiou - falou que tenho mão boa pra cozinhar! kkkk Daqui a pouco se juntar ela e minha mãe vão me sugerir pra abrir um restaurante - mas aí eu nem ia ser boba ...eu colocava é elas pra cozinhar, porque elas sim - tem o DOM !!! Vamos lá

Ingredientes:
  • 2 xícaras (chá) de arroz ( se achar aquele cateto, acho que fica mais proximo do arroz que eles comem no Egito, porque lá tem do nosso também - mas o Kg é mais caro)
  • 1 xícara (chá) de lentilha
  • 250 g de macarrão ( tubinho, padre-nosso, espaguete )
  • 250 g de grão de bico
  • 1 colher (sopa) de extrato de tomate
  • 1/2 cebola picada (quadradinho)
  • 1 dente de alho (espremido)
  • 5 xícaras (chá) de água
  • Sal em pequena quantidade
  • Pimenta a gosto
  • 1/2 limão
Modo de Fazer:

O grão-de-bico eu deixo de molho de um dia pro outro e depois cozinho em panela de pressão uns 15 min pra ele ficar firme. Depois eu escorro a água e tiro aquela pelinha dele ....um por um, a gente faz isso por achar que isso não o deixa indigesto. Aí a parte eu tempero com sal, pimenta - eu usei pimenta calabresa - mas pode ser a do seu gosto e a quantidade também e coloquei o suco do 1/2 limão. Reserve!

O Macarrão faça da forma tradicional colocando água pra ferver, acrescente sal e óleo e cozinhe pra ficar al dente ...uns 9 minutos! Escorra a água e coloque azeite - Reserve!

A Lentilha você pode deixar 1/2 hora de molho em água e o arroz eu deixei também + ou - isso , lavei e escorri.

Em outra panela refogue em oleo a meia cebola , +  o dente de alho espremido, até dourar. Acrescente as 5 xícaras de água em temperatura ambiente, mais a colher de molho de tomate, o sal , mexa tudo e acrescente a lentilha - deixando cozinhar por 25 min. Aí acrescente o arroz e deixe + 25 minutos. Se quando a água secar você achar que o arroz ainda está duro ..acrescente um pouquinho mais de água quente pra terminar de chegar. Reserve.

MOLHO:

  • 500 g de extrato de tomate
  • 1 1/2 chícara (chá) de água
  • 1/2 cebola
  • 5 dentes de alho
  • 1 colher de sopa bem cheia de vinagre branco
  • Sal, cominho em pó, louro (usei o de folha mesmo) e pimenta síria ( eu uso essa porque já tem canela e não é ardida) - mas pode ser a pimenta da sua preferência e canela.
Mode de Fazer:

Refogo em óleo a cebola picada + o alho e aí quando estiver dourado coloco o vinagre, mexo e coloco a água, mexo de novo e então coloco o molho e os temperos. Eu caprichei mais no sal e nos temperos do molho, mas fique atenta pra não exagerar, porque senão na hora que juntar todos os ingredientes pode salgar ...capriche no molho e ponha pouco sal nas outras coisas. Deixe apurar com a tampa meio aberta por 25 minutos.

Cebola Palha -

Peguei 1 cebola bem grande e outra pequena ... e ralei no ralador naquele ralo grosso, igual a gente usava antigamente pra fazer batata palha. a cebola solta água ...mas não tem problema. Você vai chorar hores, mas é bom que já lava a alma !!! Aí coloca numa frigideira uma quantidade boa de óleo pra deixar a cebola nadando, espera ficar muitooooooooo quente e ai coloca essa cebola raladinha pra fritar ..quando estiver ficando marrom tira e coloca em muito papel toalha pra absorver e secar!!!


Montagem:

Eu gosto da idéia de servir em combuquinhas, potinhos ou mesmo num prato fundo - aí eu coloco umas 2 ou 3 colheres do arroz com a lentilha, + umas 2 ou 3 do macarrão, + 2 ou 3 de grão de bico - misturo tudo e aí coloco o molho por cima de forma que cubra tudo e umedeca bem - mas sem tornar o kolshary uma sopa e pra finalizar coloco a cebola fritinha... que é o que mais me faz amar esse prato egípcio! :P

Haaaaaaa eu fiz uma saladinha de pepino com tomate pra acompanhar - mas só o Kolshari em si sustenta de mais ... E o melhor de tudo ...é egípcio e é um prato vegano - da pra agradar a gregos e troianos!!! Agora só falta você tentar :)


Aqui vai o link de um vídeo em que eu me basei pra fazer a receita !!! Bom apetite !!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário