Powered By Blogger

sábado, 25 de agosto de 2012

Comida Egípcia !!!

As coisas por aqui andam bemmmmmmmmmmmm paradas, mas seguindo a sugestão da querida Cristiane Jarfone - não vou fazer um grupo no Face pra compartilhar as receitas que vou testando, porque lá já faço parte do grupo: Receitas e Dicas das Manas -  mas vou as publicar, como já vinha fazendo antes - aqui no blog!!!

Neste mês que passou do Ramadan, pude experimentar a experiência de cozinhar para os outros sem poder provar ou comer - é difícil mas não é impossível cozinhar quando se está em jejum - você acaba na intenção se doando ainda mais. E escolhi estas duas receitas, uma por lembrar da minha sogra que chamo de Mama e sim eu Amo a minha sogra, é como uma segunda mãe pra mim e amo as comidas que ela prepara - e como ela ficou longe de mim e do meu marido nesse mês porque foi a Meca peregrinar - a saudade foi maior ainda dela e de tudo que ela faz - e o Misa2a3a eu nunca esqueci !!! A outra foi o doce OM ALI que eu amoooooooooooo, apesar de ser caro pra fazer aqui no Brasil - porque as castanhas não saem nada baratas - mas decidi fazer pra levar no chá de cozinha da Shai - pra ajudar entrar no clima, já que ela estava esperando o maridão chegar do Egito !!!!

Sem muito mais enrolação aqui vão estas receitas que amo comer e amo preparar !!!!



MISA2A3A

O nome quer dizer gelado ou algo do tipo, mas e uma comida que amo no Egito pra comer com o pão que árabe que conhecemos aqui como sírio.

Ingredientes - 

3 beringelas médias ou grandes
2 pimentões verder
1/2 cabeça de alho
6 ou 8 tomates
1 colher de cafe de vinagre de maçã
sal a gosto
oleo a gosto

Preparo -

Corto as beringelas em rodelas e coloco em água e sal pra marinar por uns 30 minutos, depois espremo e escorro bem e coloco pra fritar no oleo e reservo em um pirex. Como o pimentão verde é um pouco indigesto eu fervento com água e açucar só uns 5 minutinhos e depois lavo e corto em tiras. Não esqueça antes de ferventar já limpar tirando as sementes de dentro - em geral eu parto na metade e coloco pra ferver. Pois bem com ele em tirar frite na mesma frigideira com oleo e reserve no mesmo pirex com as beringelas ...vc pode montar em camadas ou jogar um por cima do outro mesmo. Aí na frigideira você frita o alho espremido ou em pedaços e coloca os tomates maduros em pedacinhos e acrecenta o vinigre e o sal. O molho tem que ficar aquele tipo italiano - com os pedaços de tomate. Por fim é só despejar o molho em cima das beringelas e pimentões reservados, dar uma jeitada e levar no forno pré aquecido pra dar uma enxugada. Deixe esfriar e se jogue pra comer isso com pão ...é perfeito.

Atenção: Se for usar molho pronto não usei aqueles pra macarrão ou pizza que são líquidos, porque o resultado não fica o mesmo - você pode até usar um molho industrializado, desde que compre o do tipo italiano que vai ser um molho grosso, com os pedaços de tomate.


-----------------------------------------------------

OM ALI 






1 (1kg) pacote de folhas de massa folhada ( você compra no supermercado, vem em caixinhas )
1 / 2 xícara de nozes picadas (50g)
1 xícara de pistache moído     (100g)
1 xícara de avelãs picadas     (100g)
1 xícara de uva passa            (100g)
1 xícara de coco em flocos      (100g)
1 xícara e meia de açúcar       (150g)
4 xícaras de leite
1 / 2 xícara creme de leite


Pré-aqueça o forno a 180 graus C. 
Unte uma assadeira 9x13 cm. Eu coloquei papel manteiga ao invés de untar.
Coloque as folhas de massa na assadeira e coloque a forma no forno. 
Quando a camada superior ficar dourada, retire do forno. 


Em uma tigela, misture as nozes, pistache, avelãs, as passas, coco e 1 / 2 de xícara de açúcar e um pouco de canela se gostar.


Quebre a massa folhada assada em pedaços e misture com o preparado de castanhas citado acima. 
Espalhe a mistura final uniformemente no prato de 9x13 polegadas.


Levar o leite e 1 / 2 xícara de açúcar para ferver em uma panela média em fogo médio.


Quando ferver, despeje sobre a mistura de nozes.


Bata o creme de leite com o restante 1 / 2 xícara de açúcar até formar picos firmes. 


Espalhe uniformemente sobre a mistura que está na forma.


Coloque a forma em fogo alto e deixe até dourar, aproximadamente 10 minutos.


Sirva quente com Karkadeh, um chá de hibiscus seco que pode ser encontrado em empórios ou feito em casa se você tiver hibiscus no jardim.



Nenhum comentário:

Postar um comentário