Powered By Blogger

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011

Estamos quase no meio de dezembro e é inevitável a essa altura não olhar pro ano que está se despedindo!
Olhando pras amigas, parentes e pessoas em geral ...esse não foi um ano NADA fácil - tem anos que parecem mais leves, divertidos e gostosos de se viver - mas 2011 definitivamente não foi um destes anos e incrivelmente vivi coisas tão boas e tão ruins - proporcionalmente!

Vamos aos fatos que me marcaram:

01/01/11 - EGITO - Lembro de começar o Ano Novo com a notícia de um atentado a bomba em uma Igreja Copta em Alexandria - Coptas acusando Muçulmanos e na verdade tudo não passou de uma jogada governamental e já era indício do que viria a seguir. Fiquei abismada:



12/01/01 - BRASIL - Alguma coisa estava mesmo fora da ordem ... ainda no começo de Janeiro somos surpreendidos por uma chuva que varreu do mapa a região Serrana do RJ! Era inacreditável ...como uma Tsunami inversa que desceu da montanha pro mar. Fomos pulverizados pelas coberturas das Tvs e com as cenas de sofrimento alheio - mas não teve como não se sensibilizar - pobres e ricos ...todos com suas vidas levadas embora em questão de momentos ... mas a cena que nunca mais saiu da minha cabeça foi a da mulher que se abrigou com os cães no telhado da casa - e a água veio subindo e quando ela, a casa e todos os bichos estavam pra ser varridos ...ela foi resgatada por alguém no telhado da outra casa e teve de escolher entre ela e o cachorrinho ...e essa cena de desespero dela, do cachorro - a luta de ambos pra viver - me faz chorar ainda agora quando penso ... porque não compreendo - mas respeito a natureza e ver tudo aquilo acontecer - só pode ser mais que uma advertência.


Não posso deixar de citar no começo disso a posse da nossa presidente Dilma Rousseff - não votei nela, votei em outra mulher - mas mesmo assim - é sempre bom poder ver uma mulher assumindo um cargo de "poder" - e ela tem sua história, tem sua luta - não é por acaso que estava ali ....



É ainda em Janeiro que começa o movimento da chamada primavera árabe - com a queda de Ben Ali na Tunísia, primeiro líder a ser deposto e se dão início aos primeiros protestos no Egito! E talvez esse 25 de Janeiro tenha mudado minha vida, como mudou o dos egípcios até hoje! Por estar com amigas no Egito, sem conseguir voltar ...fui acompanhando e participando do dia a dia dos protestos e acontecimentos. No mínimo foi desesperador - perder o contato, retomar e não poder fazer nada além de dar apoio emocional e telefonemas pra embaixada. Foram noites sem dormir, dias em alerta, e uma palpitação constante - somada aos relatos diários do que ela vivido por elas e pelos amigos que estavam no Egito! Da falta de comida, racionada, as vigílias em volta das casas pra proteger as famílias ...ouvi isso dos meus amigos e rezei por eles, por suas famílias e pelo país - e quando já vi - era tarde demais - me envolvi com a vida no País - estava eu lá lendo sobre política, economia, religião, relações sociais ...e isso me aproximou deles e de novos amigos - que viriam - transformar a minha vida!


Me presentearam com seu pensamento, seu modo de enxergar a vida, suas histórias familiares e seu dia a dia. A pedido meu me explicaram a religião - que permeia tudo isso - ganhei meu primeiro "Quran" - ganhei a amizade e a orientação - que nunca pensei que nessa altura da vida iria encontrar e isso - foi me confortando, desconstruindo a Vanessa pra construir uma nova, isso foi se tornando meu novo norte.



11/02/11 - EGITO:  A Queda de Mubarak após 30 anos !!!!
Sim, eu , o Egito e o mundo vimos a queda de um ditador - a queda de um símbolo, embora muitas coisas devessem ainda cair. Foi tempo de festa no Egito e as cenas da revolução, da limpeza e reconstrução do país - são inesquecíveis!



Foi ainda em Fevereiro que vi minha tia avó partir ...um símbolo que também caíu!
Ficamos orfãos todos ao mesmo tempo - depois de anos de luta e de aos poucos dizer Adeus ...ela partiu!
E foi assustador, porque ela era nossa referência - e nos perguntávamos será que todo mundo vai se separar, porque ela era nosso núcleo, ela era a nossa Itália aqui - a ponte do passado - pro presente - e as pessoas parecem eternas, mas só são no nosso amor e na nossa lembrança e assim ela foi - e como doeu e ainda dói - escrevendo isso hoje - é como se fizessem anos que ela se foi !!! E rezo pra que esteja onde estiver - em paz e que olhe por nós aqui :)


11/03/2011 - JAPÃO: Terremoto de 8,9 graus atinge o Japão e gera Tsunami!
Outro pesadelo deste ano, parecia cena de filme - e vimos um país tão organizado como o Japão ser mais uma vez dilacerado e como as tantas famílias de japoneses aqui no Brasil sofreram em busca de notícias. Cidades amassadas, sucateadas igual papel e isopor em maquete e depois ainda o risco da radioatividade. Acho que ninguém sonhou em ver essas cenas ...imagina aqueles que sobreviveram a elas.


Em março também vivi a minha tsunami pessoal! Terminei um namoro que não vinha bem, que por alguma razão se desgastou! Falta de amor meu, talvez - influência de terceiros - infelizmente sim - só sei que em algum momento - depois de 2 anos eu desisti - não enxerguei futuro ou perspectiva - incompatibilidade religiosa, talvez - mas eternamente não saberei se fiz o certo ou não - porque realmente tive um companheiro ao meu lado naqueles anos, e pessoas como ele são raras hoje em dia! Mas nada acontece por acaso, se uma pessoa do outro lado do Oceano foi capaz de abalar meu relacionamento foi porque ele já estava abalado - e eu ao invés de ficar e lutar - me lancei - sem saber os porquês - mas como habitual - joguei tudo pra cima e deixei cair pra se quebrar e aí eu reconstruir. A você que foi - meu eterno e sincero agradecimento e o desejo que encontre alguém muito melhor do que eu pude ser pra você - porque você merece mesmo ser feliz!

Abril - 
Finalmente um mês mais leve ? Quem me dera ...aqui no Brasil - tivemos o doido que invadiu a escola em Realengo e saiu atirando. Mas calma - algo de bom tinha que ter ...então assistimos ao conto de fadas do casamento real britânico ... uma grana lascada gasta ... mas pra quem é chegado em pompa e circunstância e nessas histórias de plebeus e aristocratas ...não havia como não parar pra dar uma olhadinha:



Eu também me mandei me mandei pro Egito pra viver meu conto de fadas, que em pouco tempo - de história real virou mesmo é pesadelo! Ta - não precisa de tanto drama Vanessa - mas realmente sofri - não por ter terminado um relacionamento, ter jogado tudo pra ar pra voltar de uma hora pra outra pro Egito - porque essas coisas eu fiz de motivação própria e não baseada em alguém. O que dói é amar, se entregar e enfrentar e não receber em troca isso - mais do que isso se sentir rejeitada. Eu voltei pra lá pra viver e vivi muito, conheci pessoas que cada um ao seu jeito - mais intimamente ou superficialmente mudaram a minha vida pra sempre !!! Eu voltei ao Egito pra viver e conhecer o Islã e ele esteve ali em cada sorriso, em cada história de vida que me contaram, em atitudes e gestos - em cada call to pray - e eu despertei e me senti feliz por ter me encontrado. Foi essa a minha maior lição e presente no Egito em 2011 - a Religião, as pessoas - a paciência, a compreensão, a resignação e ter a certeza de que as coisas nem sempre acontecem como a gente planeja, ou acredita que vai ser - elas acontecem no tempo de Deus e tudo tem um motivo maior, que as vezes só bem lá na frente vai fazer sentido - e vamos entender o porquê.



Tive que fazer escolhas difíceis e abrir mão desde este momento de pessoas e me afastar - porque as vezes nos aconselham, porque querem o nosso bem - porque tem certa visão - mas as pessoas esquecem que as vidas e vivências são únicas e que o respeito e o apoio é o melhor caminho! A vocês que foram parte da minha vida e hoje não são mais - os amei e respeitei nossa amizade - mas há tempos que os caminhos se bifurcam. A vocês e suas famílias - continuo desejando e torcendo pelo melhor! Eu fiz a minha escolha e sou Feliz com ela - porque comecei a entender o que é amar ....


Maio -
Foi ainda em meio a todas estas coisas vividas no Egito - que recebi a notícia da morte do Osama Bin Laden no Paquistão. Recebi o telefone de um amigo egípcio e ele me disse: Mataram o Osama! Eu Hannnn? Para você ta brincando - para com isso! Lembro até hoje, estava voltando do centro do Cairo ali de Tahrir - tinha ido visitar o museu mais uma vez! Então pouco ouvi sobre, ou li ...porque no Egito estava isolada de net e noticiário aproveitando meu tempo com a cidade - mas ele estava indignado com as comemorações ao redor do mundo , ou melhor nos EUA ...e porque tinham matado outras pessoas da família dele! Isso eu concordo ...não se comemora a morte de ninguém ...


Junho e Julho -
Embora tenha acontecido muita coisa no mundo - nada que realmente me marcou ... foi um tempo difícil - muito difícil. Consolidei minhas escolhas, deixei muita, mas muita coisa pra trás. Mudei minhas perspectivas e objetivos, me isolei - li, li e li ...Busquei o Islã aqui e encontrei as primeiras pessoas que me dariam a mão e elas me ajudaram a seguir - a você Noreedinne e Patrícia - meu eterno agradecimento! Ao Ahmed meu eterno amor, paciência e compreensão - minha com ele e dele comigo :P  Ainda não sei avaliar ao certo o que ele se tornou na minha vida, mas ele me faz pensar em muito e repensar. Sempre me disse: Vanessa - será que da pra você pensar antes de agir ? Ele é mais novo - mas eu sou a criança :) Ele vê longe e como lembra meu pai - vai ver que é por isso mesmo que fui gostar dele - já que é de pequeno que se torce o pepino - eis que a vida me trouxe alguém pra me fazer entender muitas coisas e mudar, aprender - sem revolta - com amor, com aceitação - nem minha mãe acreditou um dia ver, o que ela vê hoje em dia!
Pra quem pensa que todas as histórias são lindas ... elas são, mas tem certa e grande dose de realidade pra todos os lados: pro meu, pro dele - não somos perfeitos e diferenças de cultura interferem sim - por isso haja amor e haja paciência de ambos - compreender - As histórias reais são assim feitas de alegrias e de tristezas e o preço que ambos pagamos, as lutas que tivemos pra chegar aqui - cada uma com a sua, ou em conjunto - não são leves ou doces - as vezes são amargas, tristes - e só peço a Deus que nos oriente e remova os obstáculos de nossos caminhos e nos conduza ao caminho de retidão - e Insh2allah - com pedras e flores - faremos nosso caminho, nosso castelo.

-------------- esses foram os 6 primeiros meses do ano ... ainda tenho mais 6 p lembrar! 
Vejo vocês no próximo post 







3 comentários:

  1. Ai que luxo esse post... gostei da ideia da retrospectiva! :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Salam, moça repleta de Luz!

    Achei ótima a retrospectiva. Sinto muito sobre sua tia, mas Allah sabe de nossas horas...
    Insh´Allah prevaleçam as boas lembranças aquecendo seu coração.
    O Egito é mesmo lindo, não? Vc é linda com seu Habib tb. Diga-me uma coisa: vc moraria lá no Cairo

    Clair, veja se pode me ajudar: já coloquei seguir vc no gadget seguidores, acontece que às vezes aparece e desaparece o ícone, acho que é um bug, pois dois seguidores recentes tb aparecem apenas o número, mas a foto desapareceu. Isso é chato mesmo.

    Um final de semana nada chato para nós, um final de semana repleto de Paz!

    ResponderExcluir
  3. Oie Denise ...pra mim no blog aparecem vários bugs e ainda não consegui corrigir !!! Sobre morar no Egito - quem sabe um dia!!! Vontade eu tenho sim - mas quanto mais velho a gente fica - mais delicadas ficam as coisas ... tenho uma estrutura aqui que Hoje seria complicado abrir mão - mas tudo ao seu tempo !! Deus sabe de nossos caminhos e o que a gente precisa é estar no caminho de Deus !!! Bjos - Salam

    ResponderExcluir