Powered By Blogger

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Speranza - Cantina e Pizzerie



Esse final de semana todo mundo sabe que eu estava em Sampa e o local escolhido pra bater um papo e saborear uma delícia Paulistana com sabor de Itália foi essa Pizzerie SPERANZA !!!
Sugerida pela Marina Faleiros - lá fomos nós: Eu, minha prima Mariana, Frederico seu namorado e a Marina rumo a essa simpática e tradicional cantina no Bexiga :))

Pra quem quiser conhecer ou ir lá conferir:  http://www.pizzaria.com.br/speranza.html

Numa noite bem fria pra um dezembro em São Paulo - lá fomos nós pegar uns 30 minutos de fila - básico na megacidade!

A cantina é bem tradicional, foi fundada em 1958 pela família Tarallo vinda de Nápoles - Itália !!
Fomos da Pizza tradicional da casa ... Margherita ( adoroooooooooooooooooo) e realmente é muito, mas muito boa mesmo ...salivo só de pensar ...Contando a pizza, os refris e os cafézinhos do final - gastamos 25 reais por pessoa ...achei bem justo o valor!!!



Essa parte de comidas e receitas é bem viva na minha cabeça, porque fui criada por minhas tias avós italianas - minha avó mesmo, não era chegada num fogão e ficava tudo nas mãos das duas e muita coisa gira em torno da mesa e da comida em uma família Italiana! Lembro dos pães caseiros que a gente fazia, massa de macarrão, massa de pastel, nhoque, polenta, todo o cardápio típico e toda quinta-feira era dia de spaguetti ao pomodoro com porpeta ! :P  Mas algo que sempre ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii era a pizza de sardinha que elas faziam ... muito simples: uma massinha, sardinha de lata mesmo, muitoooooo tomate, orégano e azeite ... nossa eu sinto até o cheiro quando penso!!!

Hoje em dia eu paro e penso o quanto fui Feliz ao lado delas e das minhas primas e o quanto elas me ensinaram ... embora quando eu fosse criança e começasse a crescer - desejasse era me livrar das intromissões e falatórios sem fim, das ordens de servir aos homens da casa ...e coisas que eu não podia mesmo compreender ...mas que hoje olho com outros olhos, o do coração! Cada dia da semana, cada feira que fiz com elas, cada preparação de almoço ou guloseima ... tudo ficou registrado e como sinto falta disso, agora que todas elas se foram! Quando a última delas ficou doente o que mais me doeu foi isso ...ouvir ela dizer que não conseguia mais cozinhar e não servia mais pra nada ... mas serviu por muito tempo, até o último segundo ...ela esteve conosco e estivemos com ela e a vimos partir dia a após dia suavemente - gostaria que todas elas fossem eternas e que ainda estivessem conosco, porque fazem uma falta incrível!!!

Hoje no consulado ...fiquei ouvindo a Italianada conversar e conversei com tantos outros descendentes ...é nessa hora que as vezes nos damos conta - do quanto temos uma cultura dentro de si - como tudo e todos são familiares! Meu avô após lutar a 1º Guerra Mundial e voltar vivo dela ...se casou com a Elisa e desse casamento vieram as duas filhas: Tilde e Noemi - decidiu vir pro Brasil, acreditando que aqui teria oportunidades de crescimento e ficaria longe da interferência da família !!!Vieram de Navio,  - Bella Formosa, como tantos outros, desembarcaram em Santos e depois foram morar com uns parentes no Rio de Janeiro ... não deu muito certo, e aí vieram aqui pro lado de Ribeirão Preto pra trabalhar com café - mas meu avô não se adaptou, porque não trabalhava com isso na Itália - então veio pra cidade e começou a trabalhar com comércio, depois no consulado - ajudou a construir essa Igreja - Santo Antônio de Pádua - que lembra uma outra na Itália.
Meu avô era de Padova !!! :))




Aqui no Brasil a Elisa morreu e foi então que ele casou pela 2º vez com a minha avó Rosa e de onde veio a fileira de filhos - por isso minhas tias ...foram irmãs, mas foram mães, foram avós ... Nunca se casaram, nem namoraram, uma vida toda dedicada apenas a família ...por isso que acho que a enxergávamos tanto como mães.

Todas lembranças puxadas por um pedaço de pizza !!!
Se quiserem acertar - me chamem pra comer pizza - acho que com certeza é a comida que mais amo no planeta - não só pelo sabor - mas por toda memória - que encontro em uma!!!

ps: Faltou a nossa foto na Speranza ... mas ficou na memória !!! :)



Um comentário:

  1. ee Vanis, finalmente parei pra ler seu blog
    cheio de dica massa
    ;P
    to aqui vendo um doc que vc me passou agora
    ^^
    e meu livro chegou tb
    tem me ajudado mto nesse novo rumo
    :)

    ResponderExcluir