Powered By Blogger

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Declaração Pública de Estado Civil!


Eu terminei o último post falando desse tal documento e olha foi um dia quase desesperador!
Na manhã seguinte isso era quarta-feira - eu procurei um tabelião de notas perto do meu trabalho no centro da cidade logo cedinho, depois de uma longa noite de ansiedade e pra minha surpresa o escrevente não tinha a mínima ideia do que eu estaria falando e me sugeriu ligar pra embaixada do Egito pra pedir um modelo do documento que eu pedia - eu quase ri na cara dele - mas me contive, afinal ele estava fazendo a parte dele e apenas me alertando pra ter certeza sobre o tal do documento e não gastar A GRANA errado de novo!
Fora isso - tive uma pequena discussão com meu pai, porque aqui em casa é muito comum isso ...ao invés das pessoas serem diretas - elas dão rodeios, floreios e você nunca sabe se o motivo da discussão é o que ta em pauta ou um sentimento mais profundo.
Pra resumir ... quando ele acha que eu estou atrapalhando ele ou posso vir atrapalhar a vida tranquila dele, ele resolve me dizer umas "verdades" - mas isso já passou e nem é relevante pro post - mas enfim saí do Tabelião desnorteada sem saber o que fazer, pra onde ir e como resolver e pensando no prazo que tenho - Chorei! lol
Eis que eu brinco e digo que é Deus no Céu e minha Mãe na Terra - Ela me liga logo depois do almoço me dizendo que foi a um outro Tabelião onde costuma fazer os documentos dela e da empresa e que lá eles sabiam do que se tratava e como fazer e que era pra eu ir naquela tarde mesma me apresentar com meus documentos pra eles darem entrada - que eu ainda pagaria o preço velho!
Pois me mandei naquela tarde mesmo depois do trabalho pra lá e pra minha surpresa fui SUPER BEM TRATADA com uma gentileza e educação sem igual! Recomendo pra todo mundo de Ribeirão Preto - procurar esse 1º Tabelião de Notas - eles são show! Me mostraram o modelo, tiraram cópia dos meus documentos e marquei de voltar na tarde seguinte com as minhas testemunhas! Voltamos e aí tiraram as cópias das documentações deles também - abrimos assinatura e assinamos os 3 o documento 3X (assinatura com letra de forma, corrida e assinatura mesmo). Aí perguntaram se eles concordavam e testemunhavam que sou solteira mesmo (rs) e beleza ...tava pronto o documento ...só não levei aquele dia, porque já era tarde e precisava da assinatura da tabeliã.
Hoje já peguei e o valor foi o de R$267,00 - mas cabe lembrar que hoje todas estas taxas de documentos foram reajustadas no Brasil - e o novo custo deste documento é de R$283,00. Fora isso paguei mais R$4,00 pra reconhecimento da assinatura.
Realmente o documento é bem caro, mas de acordo com todos os advogados que consultei o preço é este mesmo - a declaração vem em papel timbrado da federação e a lembra mesmo uma escritura - com todos os termos jurídicos - citando a maior quantidade possível de informações minhas e das testemunhas.
Nessa brincadeira já gastei os 26,00 da certidão + 30,00 da declaração particular que fiz errado + 272,00 dessa declaração pública, um total até agora de R$328,00. - Ta pensando que casar é fácil ? To começando a entender porque a maioria no Brasil só junta e parte depois pra essa lei de união estável! Affff
Brincadeiras a parte esse tipo de documento é pedido pra realização de casamentos não só no Egito, como na Espanha e na Alemanha , Itália ... e pra alguns pedidos de pensão na Espanha também ... isso o pessoal lá que estava me contando ... por isso só tenho a agradecer a minha mãe que foi no lugar certo e num estalar de dedos resolveu o meu problema :)
Agora eu vou pra segunda etapa:  Tradução Juramentada - amanhã cedo já estou mandando por Sedex meus documentos pro tradutor em SP!
O que eu posso dizer pra quem quer casar aqui, fora do país o que seja - pesquise, procure ajuda e informações sobre o que você vai precisar e principalmente guarde uma grana - eu fiz estes passos e tirando um susto ou outro tudo tem caminhado dentro do esperado e da programação e isso vale pra tudo na vida da gente: Fazer uma viajem, pintar a casa, trocar de carro, etc ...se você monta um planejamento, guarda um pouco de dinheiro e estabelece metas ...você atinge - eu não sou tão metódica quanto pareço - sou meio doida - faço todos estes planos - mas dentro de traçados flexíveis dentro da minha cabeça: ex nao consegui guardar essa grana o ano todo - aliás 2011 foi um ano que infelizmente eu não poupei nada do meu salário e isso é terrível ...porque pelo menos 10% eu tinha que conseguir - mas enfim ...qdo recebi o 13º - já separei pra isso! O que eu quero dizer é que nada na vida tem uma fórmula mágica - você tem é que traçar o seu caminho - mas se vc vai ir pela esquerda, direita, por cima ou por baixo ...tanto faz - desde que você alcance o que almeja !!! Por isso quem precisar de ajuda - peça mesmo, pra mim ou pra quem for - não importa quantos Naos você vai ouvir até chegar no Sim !!! Beijinhos :)

3 comentários:

  1. Salam, Clair!

    Mash´Allah! Que notícia favorável: você irá se casar no Egito, terra que amo!
    Estou contente por ti e desejo que toda essa papelada esteja pronta no período que você almeja.
    Há no meu blog uns vestidos de noiva, rsrsr, dê uma olhadinha nos links à direita. Já pensou no vestido?

    Um abraço fraterno,
    http://denisebomfim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sabah el Kheir!
    Respondi lá no blog onde estão os lindos vestidos, estão à direita nos links: "Clique e leia no blog" em "Noivas muçulmanas_vestidos";
    Escrevi também que posso sentir como você está radiante! Mash´Allah!

    O Egito é fascinante...as pessoas...os muezins chamando para a oração durante o dia inteiro...as Pirâmides milenares e todos os seus mistérios...os camelos...o deserto...a areia...

    Espero que vc encontre o link lá no meu blog; mas vc ficará linda de toda forma!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi flor, quero te agradecer por visitar meu blog e tambem te desejar toda felicidade do mundo. Egito eh uma terra magica que inshallah eu vou conhecer este ano ainda.

    Antes de eu vir para Dubai, eu ja sabia que iria me casar aqui, entao, eu tirei essa Declaracao de Estado Civil no cartorio da minha cidade e foi bem facil. Fui la apresentei minha RG e eles fizeram na mesma hora. Legal esse post.

    um abc e fica com Deus
    cris

    brasilegito.blogspot.com

    ResponderExcluir