Powered By Blogger

domingo, 11 de setembro de 2011

Caminho da Liberdade - The Way Back



Escolhi falar desse filme - porque apesar de eu nunca ter estado em nenhum destes lugares, o filme é ótimo para se conhecer as locações na Sibéria, Índia e Marrocos ... mas escolhi porque hoje é 11 de setembro e hoje evitei de ligar a tv para não ser massacrada com as matérias sobre este dia há 10 anos atrás e sobre terrorismo.
Assistindo a esse filme parei pra pensar e lembrar de como há anos atrás a Rússia e o Comunismo foram os inimigos da América e do sonho Americano, lembrei das minhas aulas de história sobre a Guerra Fria, Espionagem e por aí vaí ... e de como hoje o Oriente Médio, ou os países Árabes, ou o seu modo de vida e religião - se tornaram os novos espiões da modernidade, ou seria melhor dizer "terroristas". A América parece as vezes temer aquilo que é diferente do seu próprio estilo de vida, daquilo que é diferente e até certo ponto que parece impenetrável. Dizem lutar pela democracia e pela liberdade - mas impor a sua democracia e liberdade - pode não ser o melhor caminho para todos.

Escolhi este filme, porque pra mim há apenas 2 palavras chaves nele: Bondade e Perdão.

O filme é baseado no livro de memórias do oficial do Exercito polonês Slamovir Rawicz e mostra na jornada que ele e outros companheiros fizeram de uma prisão siberiana até a Índia, em 1940, caminhando mais de 6.500 km e sobrevivendo a adversidades como temperaturas abaixo de zero, calor do deserto e falta de água, comida.

A verocidade da história é questionada, uma vez que o próprio Rawicz não apontou evidências que comprovassem a sua história. Sendo verdade ou não, a história é épica e embora a crítica tenha falado bem mal do filme, eu particularmente gostei da história, das locações e da mensagem.

Perdoar a si mesmo e perdoar o outro ... nada mais apropriado para uma data como o 11 de setembro!

-------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário