Powered By Blogger

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Tanta طنطا













Eu estava pensando como as vezes a limitação do tempo ou um simples olhar além pode limitar a nossa idéia ou visão! E foi assim que decidi escrever sobre essa cidade, que conheci rapidamente - mas com a qual estabeleci uma ligação!
Acredito que tudo na nossa vida é assim, se olharmos rápido demais pode soar desinteressante, mas demorando um pouco mais - você poderá descobrir coisas fantásticas!!

Tanta (em árabe: طنطا) é quinta maior cidade do Egito, com uma população estimada de 1.100.000 habitantes em 2005. Tanta está localizada 94 km ao norte do Cairo e de 130 km sudeste de Alexandria. É a capital da província de Garbia e um centro para a indústria de descaroçamento de algodão e do entroncamento ferroviário do Delta do Nilo. Tanta é conhecida por seus doces, comidas durante os festivais mulid (em árabe: المولد).Três festivais anuais são realizadas em Tanta em honra de Ahmad al-Badawi, uma figura reverenciada muçulmana do 13 ° século., Que está enterrado em uma mesquita na cidade. Um ramo da Al Azhar Univ. (Cairo) é, em Tanta. As ruas principais são as ruas Al-Bahr, Al-Galaa, Al-Saeed e Al-Nahaas. A temperatura varia entre 6,5 graus á 33,6 graus Celsius.

A mesquita mais conhecida na cidade é de El-Sayyid El-Badawi, como citado acima:

El-Sheikh Ahmad Al-Badawi (ou Al-Sayyid Al-Badawi, ou El-Sheikh árabe) foi o muçulmano fundador da Ordem Sufi Badawiyyah. Ele nasceu em Fez, Marrocos em 596 AH (1200 CE). Em 607 AH (1211 CE) Shaykh Ahmad acompanhou seu pai em uma peregrinação a Meca - no entanto, Shaykh Ahmad logo se juntou aos círculos de investigação intelectual e acadêmica em Meca e ficou lá com seu pai até a morte deste último em 627 AH (1230 DC) .

Depois de uma curta viagem ao tribunal Sufi acadêmicos de Al-Jilani Abdulqadir no Iraque, Shaykh Ahmad fez a sua viagem para Tanta onde se estabeleceu até que ele mesmo faleceu em 675 AH (1277 CE). Ele era conhecido por seu comportamento ascético, e foi creditado com Karamat muitos karāmāt(milagres).

Enquanto em Tanta, El-Sayyid El-Badawy ensinou filosofia, misticismo sufi, Corão e estabeleceu um grande corpo de estudiosos na cidade rural egípcia dando origem a um ambiente acadêmico que se desenvolveria ao que é hoje uma das maiores universidades do Egito.(http://www.tanta.edu.eg/en/index.html)

Após a sua chegada a Tanta, a expedição francesa escreveu sobre um "conservatório de l'est" ao descrever a escola corânica que se desenvolveu em torno do santuário e do legado de El-Sayyid El-Badawi.

-----------------
Fonte de informação wikipédia
- fotos: http://www.flickr.com
Algumas fotos meu arquvio pessoal



flickr photos: Estes são apenas olhares sobre Tanta que achei no Flickr e que escolhi porque são ilustram -imagens de Tanta que estão em mim.



















































Nenhum comentário:

Postar um comentário