Powered By Blogger

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Quran by Heart - MashaAllah !!!



Escolhi usar o nome desse documentário, como título deste post - pois acabei de o assistir no youtube!
Foi uma produção da HBO com o propósito de mostrar o cotidiano de algumas crianças em especial de países não árabes e que desde pequenas foram ensinadas a recitar o Alcorão - e o decoraram completamente e que foram ao Cairo - Egito, participar de uma competição anual de recitação do Alcorão que envolve crianças do mundo todo e que acontece durante o Ramdan!!

O documentário vai muito além disso ao através de cotidianos tão diferentes, de vidas diferentes - o objetivo comum destas crianças que estudam para recitar perfeitamente, sem muitas vezes nem dominarem o significado das palavras e do Livro Sagrado - mostra também o que é ser um mulçumano,, o que é viver como mulçumano. Seja vivendo no Senegal, nas Ilhas Maldivas, no Tajaquistão ou no próprio Cairo !!

Eu fui tomada de uma emoção indescritível e não foram os momentos que chorei assistindo - uma emoção de rever o Egito e de reviver meus próprios sentimentos em relação ao Islã - e de como eu sinto isto!

Meu despertar pro Islã, ou meu chamado - aconteceu em 2010 - numa primeira viagem à Turismo ao Egito.
Foi algo que planejei durante pelo menos 2 anos e muito do crescimento pessoal ou profissional que tive em minha vida foi por causa desta viagem. Me foquei, dediquei e guardei cada centavo para ir pra lá e porquê?
Na época nem eu mesma sabia - tinha idéia de muita coisa e ao mesmo tempo não sabia nada. Conhecer o lugar que estudei desde pequena nos livros de história e que me fascinava, ver e conhecer sobre a dança - que não posso negar foi o motor e facilitador pra eu chegar até lá, uma busca espiritual - sim - mas ela aconteceu bem diferente do que eu imaginei.

Foi assim que em 2010 conheci o Egito - fiz uma viagem de 13 dias - não foi longa, mas extensa e profunda pra mim! A sensação que guardo até hoje - é que eu senti minha mente e minha alma se abrindo - e um estalo, de como o mundo era grande, diferente e de como eu havia ignorado tudo aquilo - até aquele momento e que nenhuma sofrimento por maior ou menor que fosse - isso era nada - diante da grandiosidade do Mundo, de Deus e quanto eu ainda teria para ver e aprender.

E foi assim que o Islam nasceu para mim - com um "call to pray" que eu ouvia 5X ao dia, onde quer eu que eu estivesse e que me paralisava - como num transe - sem entender uma só palavra - eu senti PAZ. Sentia aquela voz me invadir, me levar, me chamar. Vi e senti minha vida em câmera lenta - toda vez que aquele som ecoava e ele ecou na minha alma.

Nesta mesma viagem, entrei pela primeira vez em uma Mesquita e a emoção também nunca vou esquecer! Foi em Alexandria, na Mesquita de Abdu al - Abbas al Mursi - tive o tempo suficiente pra estar lá dentro, observar, me ajoelhar e rezar. Agradeci imensamente o fato de estar lá, da oportunidade que estava tendo na minha vida - foi esse o meu sentimento gratidão!







Voltei ao Brasil, a minha vida normal - a viagem me modificou e aos poucos isso foi acontecendo dia a dia. Fiz bons amigos no Egito, Cristãos Coptas e Mulçumanos e através deles pude manter uma conexão com o país, a cultura e a religião.

Aí aconteceu a Revoulção de 25 de Janeiro deste ano! Minha professora de dança estava lá, ilhada com outras 3 brasileiras em um apartamento, num bairro residencial do Cairo. Quando cortaram a internet e os telefones foi desesperador, porque perdi contato com ela, com meus amigos e eu não sabia se estavam bem ou não, se estavam em dificuldades e tudo o que eu pude fazer foi rezar e acompanhar as notícias pelos jornais na internet e no Facebook, Twitter. Quando a internet voltou e os telefones, pelo menos consegui comunicação, mas sofri do mesmo jeito sabendo dos relatos dela, dos amigos, realmente fazendo a vigília na frente de casa com pedaços de pau pra proteger a família e toda longa história que já sabemos.


O que vivi mesmo estando aqui, mas completamente ligada as pessoas de lá - é doloroso lembrar - porque eu me sentia impotente, e só rezei e rezei pra tudo ficar bem - mas desse envolvimento com a vida e as pessoas de lá - minha vida mudou totalmente! Conheci novas pessoas, amigos e com eles o Islam!

Eles foram me falando da Religião, me fazendo pensar, repensar, questionar e com isso o interesse foi crescendo dia a pós dia. Foi quando recebi de um amigo egípcio, Saber R. Hasn, que mora até hoje em Jedah, na Arábia Saudita - 2 Qrans: o seu próprio - que viajou com ele pra muitos lugares e mais uma outra edição num tamanho reduzido, além de um frasquinho de Musque Branco da Arabian Oud, que mais parece uma jóia em uma caixa - 7amdulellah :)


Ele foi só a primeira das pessoas a me plantar uma sementinha, a ser paciente e perder horas me falando do Islam, do Profeta Muhammad (Louvado Seja) - e eu não sei se ele tem consciência disso - mas eu Agradeço a Allah, por ele e por todas as outras pessoas que encontrei depois dele - mas que em meu coração guardo com carinho tudo o que fizeram por mim, por toda ajuda e paciência.

Não quero comentar minha vida pessoal aqui - mas muita, mas muita coisa aconteceu - rompimentos, revoluções. Conheci uma outra pessoa que teve papel importante em continuar me falando e me ensinando a religião e ele foi a minha porta para vivenciar isso. Ele em dizia: "Vanessa você precisa vir aqui e viver a vida que eu vivo pra você entender, o que eu digo e que agora você não compreende."
Um dia você me disse que Allah te pôs no meu caminho pra isso, para eu acordar para o Islã e hoje acredito que tenha sido isso mesmo, pois tudo que vivenciei ao seu lado e através de você - me fizeram entender o que você me dizia. Não quero julgar, não sei se um dia você vai se permitir a oportunidade de ouvir isso: mas sou eternamente grata por tudo- cada lágrima e cada sorriso - cada sonho bom, que foi vivido e depois se perdeu! Eu nunca quis te machucar e desejo que você encontre a felicidade em seu caminho!
Era o nosso destino: você me pegar pela mão e me mostrar uma nova vida pra viver e seguir - ainda que depois disso - nossos caminhos se dividissem! Allah conhece nossos corações e por isso sou eternamente grata!

Enfim ...a viagem que fiz esse ano - aprofundou o ciclo que iniciei em 2010. Não voltei pra fazer turismo, voltei pra viver esse despertar - e todas as pessoas que eu precisei encontrar, eu encontrei nessa viagem, e todas elas vieram me falar do Islam de uma forma ou de outras! Eram depoimentos cotidianos, eram situações que eu partilhei, e isso me emocionou, me transformou, e foi ali que eu decidi acordar para essa realidade - para essa Nova vida que escolhi pra mim - porque senti a verdade, senti Amor, senti a Paz, me senti completa e feliz!

Voltei mais uma vez ao Brasil e continuei aqui procurando agora sobre o Islam, qual a mesquita mais próxima da minha cidade, por muçulmanos aqui, para que eu pudesse seguir conhecendo, estudando e me aprofundando na religião. E eu encontrei um casal que me ajudou muito Patrícia (Khadija) e seu esposo Noredin - a eles também sou eternamente grata, por todos os livros, Cds, por todas conversas, pelo Alcorão Árabe/Português. Foi assim que fiz a minha Shahada e este ano vivi meu primeiro Ramdan!!!

Não posso não falar do Ahmed, hoje meu noivo, também por toda ajuda, paciência ou por perder ela com a minha toperice em falar árabe errado, em fazer isso ou aquilo errado!rs Porque ele acaba sendo a pessoa que mais convive com meus erros, e também presencia meus acertos. Que me explica, me conta histórias do Profeta, que me corrige, que me mostrou a importância de se viver aquilo que se fala - não posso dizer algo e ter uma conduta diferente. Ele acha que eu sou um presente de Allah pra ele, mas eu acho que ele é o presente para mim - e o que peço é que possamos aprender juntos e ter uma vida correta e ser feliz, que nossos obstáculos sejam removidos e nossos destinos entrelaçados. Com ele aprendi que só o Amor não é o bastante - mas que é preciso a consciência para vivê-lo!

Realmente Allah me encaminhou e encaminhou muitas pessoas boas ao meu encontro. É isso que sigo pedindo pra me afastar do desencaminhamento e me trazer as pessoas certas, que irão me ajudar e que eu ajudarei. Eu me sinto e sou como uma criança pequena, que dá seus primeiros passos, que sabe muito pouco - mas que tem uma vontade gigante de aprender, um coração aberto e que vislumbra muitas coisas para ainda conhecer e viver - e o que eu peço é também Força e Coragem pra seguir me caminho, viver meu destino e crescer ainda mais nele.

 Vivo em uma cidade que as poucas famílias muçulmanas que existem estão "escondidas", a mesquita mais próxima fica a 2hs de viagem, em que as pessoas associam Islamismo a Terrorismo ou Fundamentalismo - tem as piores impressões. Me sinto sozinha e isolada - mas isso deve ser para o meu aprendizado e Inshallah um dia aqui - as coisas serão diferentes.

Isso é um pouco um depoimento e um desabafo, porque fui julgada, taxada, chamada de louca, isso ou aquilo - em especial por pessoas próximas e que eu não imaginava - mas que tentaram me mostrar que eu estava errada e me demover. Graças a Allah em casa - tenho todo o apoio e tenho toda a liberdade para professar a Fé que eu quiser e eu sei que aos poucos eu estou mostrando para as pessoas: aquelas que me julgaram ou não - de que o Islam é muito mais do que elas pensam, ou que imaginam - e eu desejo com o tempo mostrar mais.

É por isso que recomendo este documentário ... a  você que é Muçulmano, mas principalmente para os que não são ... para que assistam de mente e coração abertos e se deixem tocar pela emoção, porque as palavras do Profeta Muhammad (Louvado Seja) - são a própria Revelação! Hamdulellah :)

Salam !

                                          Mohamed Ali Alabaster Mosque, Cairo



--------------


HBO Especial Quran by Heart (Legendado em Português)

















Nenhum comentário:

Postar um comentário