Powered By Blogger

terça-feira, 25 de outubro de 2011

A Leitora do Alcorão - G. Willow Wilson



Eu ia terminar de ler este livro pra fazer este post, mas como já estou praticamente na metade - não me aguentei! Final de semana entre minha listinha de filmes pra assistir que estou fazendo e cumprindo ...a maioria deles árabes ou que falem do Islã - fiz também uma listinha de livros pra comprar - com uma verba anual que muito me ajuda - que recebo nesta época.

Tratei de comprar um curso de Árabe que vem num Box muito legal com 2CDS e mais um livrão - parece bem completo e é um guia pra estudar sozinho o Árabe - não aquela coisa de livrinho pra turista sem regras e apenas frases feitas e transliteradas pra saber como se virar ...esse é pra aprender! Espero que eu consiga, porque já que tive de interromper meu curso presencial - eu não desisto - por esse tempo vou tentar aprender desse jeito. O porém é que é tudo em inglês ou seja - já vou estudar 2 línguas juntas ao exercitar uma e aprender literalmente a outra. Foi indicação de uma irmã de Goiás ;)  Fiquei muito feliz ...
Já aproveitei e comprei um outro de gramática também ...ou eu aprendo - ou aprendo alguma coisa !!!

Fora isso comprei uns outros livros que aos poucos vou falando aqui ...mas vamos ao que interessa o primeiro de todos que comecei a ler e que o nome está no título do post.

A princípio a capa não me chamou tanta atenção, o preço era razoável ...em torno de 34 reais ... mas li a sinopse e resumidamente falava da história de uma Norte-Americana que se converteu ao Islamismo - após conhecer o Egito! Não precisou de muito mais pra eu me identificar:  Uma ocidental que experimentou o Islã em uma viagem ao Egito ... parecia muito a minha história !! Mas quando comecei a ler tive mais uma daquelas certezas, de que nada na nossa vida acontece por mero acaso, que as coisas certas ou desejáveis sempre vem ao seu encontro quando menos se espera!

Me apaixonei pela narrativa ...que é um romance, mas é uma história real - de uma moça que se encontrou e se encontrou com Deus e ainda se encontrou com o Amor no sentindo mais comum e no sentido mais espiritual que possa se pensar! E continuo lendo o livro e vendo a minha história ali - e de muitas outras mulheres que conheci nesse espaço de tempo ...a história de muitas nós - com os mesmos medos, perguntas, mesmo Amor, mesmo encontro com si, com Deus e com o outro.

Posso estar sendo muito tendenciosa e ainda não cheguei no final ..estou apenas na metade - mas diria pra todo mundo que ainda não me entendeu ...se um dia lerem este livro - talvez me entendam pelo menos um pouquinho em muitas coisas - sobre as minhas escolhas e mudanças.
E querendo me entender ou não ...o livro é uma leitura leve pra quem quer saber um pouquinho sobre a vida cotidiana no Egito, sobre o Islã e sobre muitas outras coisas ...permita-se!

Segue aqui a Sinopse :))

Maio de 2011 - Lançamento pela  Editora Rocco A Leitora do Alcorão escrito por G. Willow Wilson.



Diante de toda a influência da grande mídia, não é difícil imaginar a dificuldade de aceitação familiar, e entre amigos, por que passa um ocidental ao escolher trilhar o caminho de Alá. No caso da protagonista da trama A leitora do Alcorão, G. Willow Wilson, pode-se dizer que foi uma tarefa ainda mais árdua e admirável conduzir o processo de conversão ao Islã. Além de se considerar ateia de berço, Willow levava antes uma vida confortável e com todas as regalias que poderia usufruir sendo uma jovem branca, norte-americana e de classe média.

Da primeira tatuagem escrita em alfabeto árabe, passando pela oficial declaração de fé que todo muçulmano deve recitar ao levantar e antes de dormir – a chahada – até o primeiro experimento do jejum durante o mês sagrado do Ramadã, no calendário islâmico, a jovem sabia que levaria tempo para aprender a viver sem os suportes sociais da cultura a que estava habituada.


A experiência de Willow traz a narrativa de uma inusitada descoberta e concepção da fé, de como a vida religiosa foi absorvida no seu cotidiano e se misturou a um sentimento amoroso – pelo muçulmano Omar, seu guia –, despertado em um território até então hostil e incógnito: o Egito. Despida de preconceitos, e disposta a mergulhar nesse universo que parecia não deixá-la mais escapar, a jovem tem de, cada vez mais, abrir mão dos seus direitos como cidadã norte-americana para viver dentro das convenções do Egito.


Estereótipos são desfeitos a partir do momento em que surgem exceções; e reafirmam-se logo depois: apesar de Willow compreender Omar e sua família como exceções e manter um bom relacionamento, ela sentia um desconforto toda vez que presenciava situações constrangedoras e conflitantes entre seus novos amigos e familiares muçulmanos e seus amigos ocidentais. Era comum ver seus conterrâneos se comportarem de forma preconceituosa naquele país, mas isso não tornava fácil assumir uma posição. Em cada caso, sendo metade norte-americana e metade muçulmana, também metade de sua própria essência era colocada em jogo e seu maior medo e desafio era ser forçada a optar por uma vida e abandonar completamente a outra.


Conhecido como a 2ª maior religião do mundo – e em permanente crescimento –, o islã alcança cerca de 1,3 bilhão de adeptos em três continentes, sendo a maioria proveniente de povos não-árabes. Entre diversos livros e artigos já publicados ao longo dos anos, sobre a conturbada relação entre o mundo muçulmano e o Ocidente – principalmente após os atentados às Torres Gêmeas no fatídico 11 de setembro de 2011, em Nova York –, o termo “choque de civilizações” se solidificou e sustenta a imagem de que os muçulmanos constituem uma ameaça latente ao mundo ocidental: “No Oriente Médio, há sempre algo prestes a acontecer.”


Passando dos Estados Unidos ao Egito e Irã, e retornando ao país de origem, este livro permite uma curiosa viagem à cultura islâmica, a partir dos olhos de quem conheceu e abraçou sua filosofia de vida e seus costumes de perto. No seio da família egípcia, é possível ver a beleza do país, e nele surge a esperança de superação e conciliação das barreiras culturais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário