Powered By Blogger

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Aprendendo Árabe !!!

Masaa in Nuur !!! :)

Boa noite, assisti um vídeo que logo adiante irei compartilhar com vocês de uma belíssima palestina chamada Maha que ensina Árabe e Italiano na internet.
Há um bom tempinho atrás lembro de ter me deparado com os vídeos dela pra iniciantes em árabe, mas o post é pra contar como começou o interesse pela língua.
Não deve ser muita novidade, mas a minha imersão na cultura árabe se deu muito comumente há 7 anos atrás por causa da dança ( dança do ventre que se tornou tão popular no Brasil - como o Axé e outras danças e escolhi comparar com o axé, porque continuo pensando ainda que aqui - como talvez em outros lugares ela adquira um perfil de extrema sensualidade - rumando muitas vezes a vulgaridade. Embora eu acredite sim na dança, seja ela qual for - como forma de expressão artística e é por isso que sempre gostei muito de danças folclóricas em geral - porque o simbolismo delas é vasto e apaixonante) - mas voltando, a dança me levou a música. Parei de ouvir Heavy Metal pra escutar música árabe: instrumental, folclórica, romântica, moderna, brega, ou popular heeehee e no começo ouvir árabe era muito similar a ouvir japonês!

Foram longos anos, ouvindo, ouvindo e tentando aprender como cantar - sem entender hehehe - mas conhecer  o Egito, além de todas as mudanças que me causou - me trouxe essa questão da linguagem. Ouvir as conversas, os sons, tentar ler e entender alguma coisa foi apaixonante e desesperador! rs
Foi e ainda é ...se sentir uma criança, não alfabetizada - inteiramente dependente dos "outros".

Em São Paulo capital é mais simples encontrar professores ou centros de cultura árabe, por aqui apesar da forte presença de imigrantes libaneses, alguns sírios e outras poucas nacionalidades árabes espalhadas - não é. Torço há 3 anos pela construção de um centro de cultura sírio-libanesa, que está a caminho - mas não sei quando se concretizará, mas que talvez viabilizará esta questão - há esqueci de dizer - sou de Ribeirão Preto -SP. Aqui há muitas escolas de idioma, mas não existe uma única que ofereça Árabe-Clássico, ou algum outro. As pessoas com quem conversei que fizeram aulas, sempre foram com parentes ou professores de outras cidades e pra minha quase felicidade - eu encontrei um professor aqui, mas pouco tempo depois ....ele se mudou - porque tem justamente sua escola em outra cidade - onde há mesquita.

Ele é Tunisiano, se chama Noureddine (me perdoa pq não sei se escrevi certo) casado com brasileira e mora há mais de 2 anos e meio aqui - estava nos alfabetizando - já que na Tunísia eles mesmos aprendem desde pequenos o Árabe e o Francês. Pra quem se interessar o perfil da escola dele e da esposa no Facebook é: https://www.facebook.com/profile.php?id=100002443944362
 Desenhar literalmente as letras, e se forçar a escrever da esquerda pra direita e ao contrário -sim dá nó na minha cabeça, mas me encanta: o desenho, as variações e o significado. Não ...não é fácil, e é por isso que estou convencida de que eles árabes tem esse dom "natural" pra línguas, quem fala árabe - fala qualquer língua. Eu brinco com meu noivo, que ele falará português - bem antes do que eu falarei o árabe - eu falo uma frase, uma palavra e ele repete instantaneamente corretamente - só com um pouquinho de sotaque e tapando o nariz pra me pentelhar e dizer que a gente fala totalmente anasalado! rs

Infelizmente - meu estudo foi descontinuado com esta mudança, mas é sim pra mim um sonho aprender o árabe, conseguir ler e falar, escrever. Comprei livros e um Box pra tentar seguir sozinha, mas por enquanto ainda fiz bem pouco. O lado prático quem me ensina e me treina é meu noivo - e assim vou aprendendo o coloquial egípcio e me acostumando a ele. Fico feliz agora de ouvir e conseguir identificar e entender algumas coisas ou identificar os sons ...não é mais aquele amontoado de sons de outros planeta - eles começam a ter sentido pra mim e eu falo obviamente muita coisa errada - e ele caí na gargalhada ou as vezes bufa de impaciência ....porque pra ele é tão fácil, como pra mim pode ser tão difícil! rs

Enfim ...ler livros sobre o Islã, ou livros que falam da cultura árabe, assistir filmes em árabe ( mesmo sem legenda) e continuar ouvindo as músicas, ajuda muito neste treino. As próprias orações me ajudaram e ajudam muito a aprender a língua - e um dia eu ainda vou conseguir ler o Alcorão no original, sem precisar ler as traduções - que apenas se aproximam da beleza do que está escrito.

Esta é a beleza de se apaixonar por uma cultura tudo nela te chama a atenção e sua sede de aprender, entender e compartilhar daquilo te faz feliz - acho que por isso aprender uma outra língua é uma experiência mágica se tem vontade de aprender. O inglês aprendi por convenção,  mas garanto que a música é que sempre me ajudou, depois os filmes, textos, internet ... ainda durante a faculdade de turismo que comecei e abandonei e depois as ciências sociais: o Espanhol e o Alemão - o que é claro pra mim é que quanto mais você se identificar, ou gostar de uma língua e desta cultura - mais divertido e melhor será o seu aprendizado!



Tesba7 3la Kher !!!
( Em árabe egípcio é isso que se diz antes de dormir, algo como - "Acorde com algo bom" - essa eu devo ao meu amado prof. Ahmed :P )




Dica de Livros:


* Gramática do Árabe Moderno: Uma introdução - David Cowan - Ed. Globo


* Teach Yourself : Complete Arabic - from beginner to intermediate 
(www.teachyourself.com/arabic)


* 15 minutos Árabe - da Publifolha (esse pra ver e ouvir um pouquinho do árabe egípcio - e aprender  expressões e palavras úteis em viagens).







         




       







 
Entrevista com Maha  - http://www.youtube.com/user/LearnArabicwithMaha


Nenhum comentário:

Postar um comentário