Powered By Blogger

domingo, 20 de novembro de 2011

Egito: Hora do Lancheeeeeeeeeee !!! :)

Pensei em várias coisas pra postar no Blog, mas as vezes deixo as idéias irem e virem - porque sempre aparece algo melhor! :) Antes de começar - só posso me entristecer com as notícias de hoje de manhã, de que novamente aconteceram conflitos no Cairo e em Alex - as vésperas das eleições (http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/11/111120_video_egito_domingo_is.shtml
Sempre soube desde a revolução que o caminho para democracia não seria fácil - por causa dos poderes em jogo, da falta de experiência, das manipulações - mas o que mais dói é ver um povo que tanto homem - sendo morto, e vendo acontecer coisas que antes nem sonhávamos ver no Egito - e dói ainda mais ver a estagnação econômica do país e saber que 45% das pessoas lá está sem emprego ou vivendo com um salário, que não pode ser chamado de salário! Eu sigo rezando e pedindo a Allah, que direcione os egípcios e o Egito e que as pessoas boas e corretas assumam o país - pra que eles construam um futuro e não se enterrem vivos no presente.

Mudando o assunto senão o post não saí ... tudo começou nessa manhã ao procurar uma receita de macarrão por almoço numa revista vegetariana - fui cair nessa idéia do post aqui!
Me tornei vegetariana a uns 5 anos - debaixo de muito falatório e protestos dentro de casa - mas sempre consegui inverter tudo na minha vida pro lado bom...e depois de carregar minha mãe pra cursos de culinária vegetariana, fazer parte na época da SVB (Sociedade Brasileira Vegetariana) e de outros projetos bem bacanas que haviam lá ... até meu pai se convenceu da mudança e se tornou vegetariano, coisa que é até os dias de hoje.

Eu não abandonei os ideais, não dou a mínima pra carne de espécie alguma - e posso continuar vivendo bem sem - mas na segunda visita ao Egito esse ano, tive que rever alguns conceitos e mais por convenções sociais e de educação me vi obrigada a comer frango e peixe - mas que fique claro, no Egito se pode comer muito bem comidas sem carne! Hoje em dia sigo não ingerindo carne vermelha o que também não foi problema a minha conversão ao Islã, porque eu já não comia carne de porco (aliás sempre detestei) - mas raramente como um pedaço de frango e mais comumente peixe: atum, sardinha ou algum tipo de pescada!

No Brasil não é tão simples encontrar carne Halal (é defendido que nesta forma as toxinas do animal não são liberadas para carne no momento do abate- http://www.cibalhalal.com.br/br/frigorificos/abatehalal.html) - mas se eu for discutir só isso já da outro post.

Enfim como as pessoas sempre me perguntam no geral, mas o que você comia no Egito? - é que pensei em escrever. Então vamos lá ...em 2010 como programei a viagem - pedi pra Alitalia refeições vegetarianas no meu voo: SP - Roma e Roma- Cairo ... e a mesma coisa na volta! A comida não foi das melhores, mas pude comer sem me preocupar com o que encontraria no prato:


Saladinha básica, aquela coisa marrom enrolada era uma berinjela ...e sempre vinha esse pão com manteiga e queijo e mais uma saladinha de frutas - tudo bem natureba, mas não tão saboroso como estou habituada! As veze tinha um arroz, uma proteína de soja ...mas não fugiu muito disso. Já este ano pela Air France e pela KLM ... gostei bem mais do cardápio ... ainda que eu não tenha tido tempo de pensar em nada, porque a viagem eu decidi em cima da hora aprovei os cardápios: principalmente nos vôos pro Egito e do Egito para Amsterdan já vinham o aviso de que as refeições não continham carne de porco, por causa dos muçulmanos e ainda que eu tivesse de escolher entre frango ou carne - sempre tinha salada, uma massa ou um arroz, o queijo e o pãozinho e sempre uma sobremesa deliciosa. Acredito que mesmo as refeições ovo-lacteo ou vegan deles - sejam bem saborosas!



Em 2010 como foi a minha primeira viagem internacional e já comecei pelo Egito - então tudo era novidade e eu fotografei tudo que pude! rs Na primeira noite jantei neste restaurante perto das pirâmides, aliás da pra ver elas de lá - mas nessa Av. em todo restaurante que se vá você vai almoçar ou jantar vendo as pirâmides - enfim o nome era Caviar! Lembro de ter tomado uma Água, e ter comido as tradicionais pastas: homus, coalhada com pepino, e pedi uma berinjela com molho de tomate que estava deliciosa, além de arroz e batata frita e pra fechar um sorvetinho de sobremesa - que era de um sabor bem curioso - o sorvete é rosa, mas não era de morango - é de alguma coisa que eu só ouvi falar lá! 



11




Parecido com os nossos, mas estava mais gostoso ...mas de sorvete gostoso - eu diria que é o de Tanta de uma rede de sorveterias chamada "911" - quase não vi o final do copinho: parecia uma Nutela com Bolacha - e se tivesse ficado só nisso, mas depois disso ainda houve um exagero de comer batata frita - essas tipo Ruflles- um doce que lembrava um suspiro, mas que no final amarga e amarra na boca, mas ainda assim é muito bom...somado a comer grão de bico in natura - tipo como você come aqui amendoim ou castanha e ainda cheguei em casa e tinha me esperando uma bandeja com azeitonas, queijos com pão: um que parece um polenguinho e o outro que lembra parmesão mas que dentro da minha ignorância egípcia não lembro o nome - tudo isso regado a Lipton Tea e de sobremesa "Zabad" ou seja Iogurte hehehehe- e mais um potinho desse antes de eu ir dormir e isso eram bem mais de 2 am!! Depois eles não entendiam porque eu não comia !!?? Gente mas como eu não comia, eles não faziam outra coisa a não ser me dar comida hehehehehehehe, eu sentia que ou eu ia explodir ou rolar de tanto comer ... mas confesso que adoro esse "cuidado" egípcio, de quererem que você sinta bem e alimentada, de ir checar antes de dormir se eu estava confortável e quentinha no meu quarto - lembro dessas coisas com toda a ternura possível !!! 

 
911 - em Tanta

Sorveteria perto do Hipermercado Spinneys dentro do City Stars - Cairo


Pra variar batata com pimenta - me faz até chorar!

Mais uma batatinha 

Suco de Pera c/ essa batata que é meu sonho de batatas indo pra Abu Simbel :P

Pra seguir com o meu post de comidas nada saudáveis hehehehe, calma gente lá tem sim comida muito boa e saudável - não vou deixar de fora esse crepe - pra mim era um crepe com chocolate - mas não lembro o nome disso em árabe, me disseram que era pizza hehehehehe e tinha mesmo na versão salgada, com frango ou sei lá o que - mas enfim comi isso na Universidade de Ain Shams - tem pra vender lá dentro na digamos cantina do departamento de Línguas ou Linguagem...



Voltemos então as comidinhas saudáveis ... uma opção barata, tradicional, vegetariana e no meu ponto de vista delicioso é comer o Koshary : arroz, macarrão, lentilha, tomate, temperos - uma cebola frita que é igual a batata palha! Um sonhoooooooo ehehehehehhehe



Falando mais de Tanta e de comidas saudáveis, nunca vou esquecer dessa comida que comi numa casa egípcia, essa abobrinha recheada com arroz e tomate que eles chamam de Mashy verde algo assim, fora isso uma saladinha básica de cenoura, pepino e tomate, mais batata frita de saquinho, e uma salada de macarrão que se come fria, que mais se parece uma sopa rosa. O macarrão pra explicar parece com arroz eu digo o formato, e eles chamam de língua de passarinho! Agora imagine a minha cara quando me disseram come, é língua de pássaro!! Eu: Hannnn? - e já engolindo seco e pensando no tanto de passarinho que morreu pra eu comer aquela tigelinha ...e eu hoje imagino a cara que eu fiz! hehehehhe Aí me disseram- CALMA ...é só o nome ...é um macarrão, pode comer tranquila! Não tirei fotos, porque estava em casa e na casa dos outros e acho chato quebrar a espontaneidade das coisas - não gosto de me sentir turista, de fazer os outros se sentirem um ET - mesmo porque a ET ali era eu mesma - tentando mostrar a maior naturalidade do mundo - sendo que tudo era  "novo" pra mim !!!

Jill and John blog - Abobrinha recheada




Arroz, batata frita , berinjela, abobrinha, cenoura e repolho e Falafellllllllllll
Banana, Morango e Melão

Chafé da Manhã no Trem-leito indo pra Aswan


Dava pra ficar muito e muito tempo falando de comida aqui, porque lá tem de tudo realmente das comidas tradicionais que eu recomendo, a Mac Donanlds, Pizza Hut, KFC e as variações locais pra isso também. Mas de tudo a única coisa que eu lembro que eu comi e não gostei foi comer arroz com canela + batata frita  e legumes - porque no caso eu não quis o frango. Comi porque eu tava com fome, mas quando penso - é algo que não quero voltar a comer! hehehe

E pra fechar o post vou deixar aqui o link - que me fez pensar em tudo isso.

Traditional Egyptian Food Made Vegan



Além de ter outros exemplos de comida tradicional egípcia e ainda por cima vegetarianas ou melhor veganas, no final do post deles tem o endereço no Cairo de um mercado que vende comida orgânica e produtos do tipo e o endereço de um outro em Nova Maadi! Não sei de preços - mas fica a dica se alguém quiser se aventurar:


Alfa Market
www.alfa.com.eg/
4 El Malek El Afdal St.
Landmark: Behind El Zamalek Central
Zamalek, Cairo


Organic & More Supermarket, Zamalek, Cairo




Organic & More
4 Road 261, New Maadi
Cairo , Egypt
Tel: 25170164

E pra quem for vegetariano ou não e se preocupar com estas questões alimentares ao redor do mundo, não deixe de clicar: http://www.couchsurfing.org/ - aqui você pode encontrar pessoas cadastradas que podem te auxiliar mostrando a cidade e lugares onde comer!


Salam - agora vou pro meu lanche: Açaí com banana. morango e uva e leite ninho hehehehehehehehhehe :)







Um comentário:

  1. Salam, Clair! Amei seu post delicioso! Deu água na boca e saudades do Egito...Também peço a Allah para guiar esse povo bonito.

    Vc já foi duas vezes ao Cairo? Nossa que paixão, hein!? rsrsrsrsrrsrsr
    Mas é uma doce paixão. De que lugar vc gostou mais?

    Sobre seu post anterior, tb amo aprender árabe com a Maha; super didática e uma simpatia de moça.

    Um beijinho, visite-me tb, após seu lanche, claro!

    ResponderExcluir